Ensino público, de qualidade

sao-joseO ensino público brasileiro anda mal das pernas. Meus alunos da licenciatura contam horrores vistos em seus estágios de observação em escolas da rede estadual de educação : indisciplina, ausência de professores, patrimônio dilapidado, violência, desinteresse (de alunos, de professores, de diretores). Uma paisagem triste. Sem esperança. Mas, isso não é uma fatalidade. Pode ser diferente. Nessa linha de raciocínio, Mike Rose fez uma pesquisa muito bonita sobre sucessos do ensino público americano. O trabalho de Mike pode ser visto no livro Possible Lives: The promisse of public education in America.

continenteAlgo parecido com a pesquisa de Mike Rose poderia ser feito no Brasil. É verdade. Não me diga que é impossível. Acabo de chegar de uma semana de entrevistas para um estudo sobre educação tecnológica no Brasil. Conversei com alunos, ex-alunos, professores, gestores e empregadores. Boa parte das minhas entrevistas foram feitas em escolas do Intituto Federal de Santa Catarina (sucessor da antiga Escola Técnica Federal). Estive em três campi (Floripa-Ilha, Floripa-Continente e São José). Escolas limpas e bonitas. Gestores comprometidos e entusiasmados. Professores muito competentes. Alunos articulados e bem formados. Ex-alunos muito bem capacitados. Empregadores que elogiam sempre os alunos que recebem do Instituto. Alguém dirá que é exceção. Não concordo. Educação pública de qualidade é uma questão de decisão política. Escolas públicas de bom nível, para todos, não é um sonho. É uma possibilidade que, em parte, depende de nosso empenho cidadão.

Uso este espaço para agradecer a forma gentil com que fui recebido pelos educadores do Instituto Federal de Santa Catarina. Uso-o mais ainda para deixar registrada minha admiração por um trabalho educacional excelente. Parabéns gestores, professores e alunos de Floripa e São José. Vocês reativaram minhas convicções de que toda a nossa educação pública pode ser tão boa e digna como o trabalho que vocês fazem.

A primeira foto retrata a escola do campus de São José, a segunda, o campus de Floripa-Continente. Prédios bonitos, limpos e com equipamentos de primeira para uma educação pública de ótimo nível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: