FRATO: Com olhos de criança

artmed_frato_40anosUma das belas propostas de Francesco Tonucci, grande educador italiano, é a de tentarmos ver escola, saberes, vida “com olhos de criança”. Muitas vezes vemos as coisas pelas crianças. Mas essa solução ignora como as crianças vêem ou gostariam de ver o mundo. Escrever sobre tal proposta é bom. Mas, melhor ainda é mostrar como as crianças vêem o mundo, ou como as visões dos adultos muitas vezes contrariam sonhos e vontades infantis. E Tonucci faz isso, atuando como FRATO, um cartunista genial que , com humor e ironia, mostra olhares de crianças ou olhares equivocados de adultos que acham que sabem o que é melhor para seus herdeiros.

FRATO já produziu mais de mil charges sobre os olhares infantis. Algumas delas foram encomendadas para ilustrar obras de outros educadores. Muitas delas ilustraram livros do próprio Tonucci. Todas elas são modos importantes de denunciar equívocos ou mostrar novos caminhos em educação. Publicação recente reúne os mais expressivos desenhos de FRATO. E, é claro, o nome da obra não poderia ser outro que não Com olhos de criança.

Acho que Tonucci (e seu alter ego FRATO) precisa ser mais conhecido nos meios educacionais brasileiros. Divulgo como posso a obra desse exemplar educador italiano. Uma de minhas inciativas mais recentes neste sentido foi a elaboração de uma resenha do livro Com olhos de criança. Minha amiga Ana Lúcia Bosisio, editora do Boletim Técnico do Senac, aceitou tal resenha para publicação. Se quiser ver o texto do que escrevi sobre a obra de FRATO clique aqui.

Anúncios

9 Respostas to “FRATO: Com olhos de criança”

  1. Francisco de Moraes Says:

    Caro Jarbas,
    Belíssima resenha, pela escolha e pela qualidade da síntese. Coincidentemente, acabei de receber o exemplar do BT Senac no mesmo momento em que abri a mensagem com o link para este post.

  2. Antonio Morales Says:

    Olá Jarbas,

    A resenha está tão bem escrita que fiquei com muita vontade de ter o livro em minhas mãos para apreciar lentamente cada página como você recomenda. Lá vou eu atrás das livrarias na Internet para comprar o livro!

  3. jarbas Says:

    Amigos Tonhão e Chico,

    Fico contente que tenham gostado da resenha. Agradeço os registros aqui feitos.
    Insito no convite para que conheçam a obra do Tonucci. Ele tem propostas muito interessantes, inteiramente diferente das mesmices pedagógicas que andam por aí. Abraço grande, garotos,

    Jarbas

  4. Fique por dentro Criança » Blog Archive » FRATO: Com olhos de criança « Boteco Escola Says:

    […] pelas crianças. Mas essa solução ignora como as crianças vêem ou … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  5. Zoccoli Says:

    Desta vez vou concordar integralmente com o Tonhão. Deu mesmo vontade de ler o livro.
    Vou passar o link pra minha turma da escola Bolshoi.

  6. jarbas Says:

    Amigo Zoccoli,

    Obrigado pela visita. Apareça sempre. Bom saber que você continua, firme e forte na Escola Bolshoi. Manda mais notícia. Abraço, Jarbas.

  7. biosfera ms Says:

    É excelente a abordagem de FRATO bem como sua visão a cerca da escola, da educação e dos professores, nós já utilizamos inclusive em trabalhos e no nosso blog.

    Parabéns pelo texto

    abração

    visite-nos

  8. Frato com olhos de criança « Miriam Salles Says:

    […] olhos de criança" do educador italiano Francesco Tonucci, Veja a resenha do livro nesse post do Boteco […]

  9. Neusa Goys Says:

    Estou louca para comprar o livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: