EaD e evasão

AllisonRossettBioEntusiastas por EaD são gente de fé. Acreditam piamente nas muitas vantagens de cursos a distância. E acreditam muito mais quando os cursos acontecem em ambientes digitais. Boa parte da literatura disponível sobre EaD é escrita por estes fiéis. Por isso, quase nunca encontramos avaliações mais criteriosas sobre pontos positivos e negativos de e-learning e assemelhados.

Um dos problemas mais sérios em e-learning é a evasão. E o motivo maior para desistências não são circunstâncias de vida ou má qualidade do curso. O motivo maior é uma das virtudes de EaD, a flexibilidade que permite que os estudantes façam seus estudos em qualquer lugar, a qualquer tempo.

Alllison Rossett, professora de tecnologia educacional da San Diego State University e uma das mais importantes especialistas internacionais sobre análise de necessidades, estudou o fenômeno da evasão em EaD a partir de uma “investigação participante”. Fez isso para embasar artigo que lhe fora solicitado por uma revista para a tribo dos instructional designers. Traduzi o referido artigo logo depois que foi publicado no final de 2000. Distribui algumas cópias para educadores amigos. Agora, ao rever meus velhos arquivos reencontrei a obra da Doutora Rossett. Resolvi compartilhar o material. Para tanto, coloquei-o aqui nas páginas do Boteco em 021. EaD: evasão é um problema.

Na foto que abre este post, Allison Rossett pousa para uma de suas Bios publicadas na Web. Os amados gatos dela deram um tempo e não aparecem no retrato…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: