Boteco é cultura

Na época da inauguração deste Boteco, minha amiga Ana Scatena escreveu um post esclarecedor sobre a etimologia do termo. Ele vem do grego apotheke, substantivo que designava os armazéns do porto de Atenas nos tempos da Grécia Clássica. A palavra deu origem a botica, boticário, botequim, butiquim, boteco enfim. Essa é uma dimensão cultural de boteco. A palavra , ao contrário do que se pode pensar, tem certa origem nobre. Tanto é verdade que uma firma importante no ramo de perfumes e cosméticos adotou o boticário (propietário ou trabalhador de botica) numa marca muito conhecida.

Sempre que posso, busco exemplos vivos do uso da palavra boteco. Dias atrás, andando pelas ruas de Wurzburg, cidade alemã onde estuda meu filho, vi diversos letreiros com o termo apotheke. A princípio achei que finalmente encontrara botecos com o nome original que tinham na Grécia. Mas ao ver o comércio por trás do letreiro, descobri que em alemão apotheke é farmácia, botica diriam nossos bisavós.

europa020

Viram a foto? Este é um dos muitos letreiros de fármácias de Wurzburg. Para que nossa cultura botequeira aumente, conheça o post citado de Ana Scatena clicando no endereço que segue:

http://budurl.com/j7ry

4 Respostas to “Boteco é cultura”

  1. Doralice Araújo Says:

    Amigo Jarbas: ofereci novamente aos leitores do Na Mira o seu Boteco Escola no meu cardápio de leituras; receba o meu abraço e a saiba da satisfação que tenho ao avistar as suas eficientes observações sobre Cultura e afins.

  2. André de Oliveira Says:

    Oi Jarbas, tudo bem?
    Perdi um monte de contatos que tinha no meu Outlook e o seu foi junto. O pessoal aqui da revista está querendo convidá-lo para escrever um artigo. Pode me enviar um e-mail com seu endereço para eu repassar para minha editora, por favor?
    Grande abraço,
    André

    PS: Muito triste com a saída de André Santos e Cristhian? Hehehe

    • jarbas Says:

      Oi André,

      Estou aqui em Barcelona, sem notícias do Brasil. Perdi por isso a novidade sobre nosso Coringão. Em quem fica no lugar? O Saci não é de confiança…
      Para contatos, meu endereço de e-mail :

      jarbas.barato@gmail.com

      Abraço,

      Jarbas

Deixe um comentário

