Boa história no lugar errado

Hoje (24/05/2009) o ombusdsman da Folha de São Paulo mostra que o jornal não considerou de modo adequado aquele episódio sobre livros de histórias em quadrinhos distribuídos recentemente na rede estadual de ensino no Estado de São Paulo. Para quem leu a notícia original ficou a impressão de que o material era uma produção grosseira, cheia de palavrões e de cenas impróprias. Parece que a coisa não era bem essa. Tratavam-se de histórias em quadrinhos para adultos. E histórias me quadrinhos inventivas. O material não tinha crianças como alvo.

Alguém menos antenado em comunicação, ao ver histórias em quadrinho, logo pensou que o livro era para crianças e mandou distribuir a obra para alunos do ensino fundamental.  Ou seja, a origem de tudo foi um mix de ignorância e preconceito. Alguém não sabia que as HQ’s podem ser literatura adulta. Ou, esse mesmo alguém, quando vê histórias contadas por meio de desenho apoiado por texto conclui que se trata de literatura infantil. Provavelmente tal alguém nunca leu um gibi (e talvez também nunca tenha lido um clássico da literatura…). Leitores de gibi são também leitores de obras de Machado, Borges, Garcia Marques, Josué Guimarãoes etc e etc.

O ombusdman da Folha ao comentar episódio e desdobramentos cita com destaque matéria de minha amiga Doralice Araújo. Foi ela quem levantou a lebre da falta de compreensão dos jornalistas que destacaram apenas a opinião dos moralistas de plantão. Recomendo por isso leitura da matéria escrita pela Doralice. Para tanto basta clicar aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Boa história no lugar errado”

  1. Doralice Araújo Says:

    Obrigada pelo destaque, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: