Livro precisa ser bom

Vendedores de salsicha invadiram o pedaço.  Para eles tudo é  produto, motivo de cálculo para saber o tamanho dos lucros. Entraram no mercado de livros e acham que são as vendas o motivo principal para decidir o que editar. Conteúdo e beleza, a arte enfim,  são coisas de sonhadores incapazes de perceber o que querem os clientes. Com isso tudo, com o perdão de meus tios que foram operários competentes de frigoríficos, livro virou salsicha, com recheio de carne de terceira e temperos que disfarçam a falta de qualidade do conteúdo.

Escrevi tudo aquilo ali em cima para aguçar a curiosidade de quem gosta de livros e quer conhecer opinião de gente do ramo, meu amigo e editor Quartim de Moraes. Ele acaba de publicar no Estadão matéria imperdível sobre o mercado livreiro. Meus alunos e ex-alunos de da área de letras estão intimados a comentar. Minha amiga Doralice está convidada a dar opinião de quem entende do riscado.

Vejam a matéria do Quartim clicando sobre o título que segue ali em baixo.

4 Respostas to “Livro precisa ser bom”

  1. Cleia Says:

    Jarbas,

    Sem duvidas que a qualidade dos livros é imprescindivel para que haja uma formação cultural e social consistente. Este caminho que as editoras estão optando é o mesmo que as gravadoras escolheram, faz algum tempo, e que nos “obriga” a ouvir melodias que fariam um Vinicius de Morais urrar de desgosto, diretamente do tumulo.
    Mas acredito que esta é uma discussão mais profunda, que vai além do que é publicado. Ela levanta obrigatoriamente um questionamento. Se este tipo de literatura vende, quem a está comprando??? O que está levando a população a ter uma deteriorização tão rápida e asustadora de valores e gosto ??? Ai é que a coisa pega…

  2. Doralice Araújo Says:

    Prezado Jarbas: há uma perfeita sintonia entre os nossos interesses educacionais; gostei do texto – e ele será também lido pelos 2 ou 3 leitores fiéis que aparecem, lá no Na Mira do Leitor. Um abraço blogueiro e votos para que a saúde e o ideal de refletir sobre temas educacionais continuem plenos.

  3. wanessa Says:

    eu achei muito ruim.nao falou muita coisa de interessante;vc pode ate nao ter gostado de eu ter falado isto mas pelomenos estou falando o que eu penso de verdade.

  4. jarbas Says:

    Cara Wanessa,

    Não consegui entender seu comentário. Do que você não gostou? Do meu post? Do artigo do Quartim? Quem não falou muita coisa interessante?

    Seu comentário parece dar razão ao Quartim quando este manifesta esperança de que livros bem escritos continuem a ser editados. Se você mandar um outro comentário, mais claro e bem escrito, ficaremos (o Quartim ou eu) contentes em poder continuar este papo. Grande abraço, Jarbas.

Deixe um comentário

