WebGincana: orientações

wbg-utopia

Meus alunos começaram a planejar as WebGincas que deverão elaborar até o final do mês de maio.  A partir de observações das propostas que eles  fizeram, de avaliações de trabalhos  já feitos em outras épocas e de descobertas no ambiente Web,  atualizo aqui orientações sobre o modelo de padrão que desenvolvi três anos atrás.

Estrutura

Uma WebGincana deve ter 15  questões cujas respostas exigem busca na Web. Duas questões, uma vez respondidas, devem ser acompanhadas por missões [desafios de busca de pessoas ou objetos que tenham alguma relação com o assunto da resposta]. Três questões, uma vez respondidas, devem ser acompanhadas por atividades [ações que as equipes devem desenvolver a partir de conteúdo da respectiva resposta].

Tipo de questão

As questões não podem ser parecidas com perguntas tradicionais de questionários. Devem ter alguma criatividade na redação, às vezes certo humor; devem despertar curiosidade. Atenção: as questões devem exigir capacidade de interpretação dos alunos ; assim,  será muito fraca qualquer questão que possa ser respondida diretamente pelo Google.  Outra coisa: as questões devem exigir respostas curtas, claras, unívocas.

Novas exigências

Nas versões feitas até agora, boa parte das questões exige apenas leitura de texto.  Resolvi mudar um pouquinho as regras para que novos autores não se limitem a  informações textuais. Por isso, as novas WebGincanas  deverão ter, entre suas 15 questóes, pelo menos duas que exijam leitura de imagem (foto, caricatura, vídeo – se Youtube e assemelhados não for censurado na escola, desenho, mapa, ilustrações etc.). E mais: pelo menos uma questão que exija obtenção de resultado em material interativo da Web.

Sugestões

Acho que pelo menos uma questão poderia exigir interpretação de material sonoro da Web. Não coloco isso como exigência,  uma vez que manejo de som em laboratórios escolares pode ser difícil.

Dicas

Há muita imagem na Web. Uma maneira de encontrá-las é utilizar o buscador imagens do Google.  Outra fonte de imagens é o Slideshare. Neste último caso, a pergunta pode ser algo sobre  detalhe numa das lâminas do ppt selecionado – estratégia que exigirá exame da obra inteira. Quanto a ambientes interativos, o material a procurar é algo parecido com um dos exemplos que já dei:  Geography  Zone.  No caso, uma das possibilidades é a de solicitar à equipe obtenção de um dado score no exercício para encontrar países sorteados. Uma outra possibilidade é a de solicitar solução de problema ou identificação de informação em objetos de aprendizagem como os existentes no  RIVED.

Pode ser interessante também solicitar às equipes tratar uma palavra ou frase num gerador de anagramas que há na Web, e obter resultado que faça algum sentido. Se quiser explorar fazedores de anagramas dê um pulo até Anagrama ou Anagrama Maker. Há muitos mais espaços interativos. Encontrá-los é uma questão de busca.

Anúncios

5 Respostas to “WebGincana: orientações”

  1. Doralice Araújo Says:

    Gosto muito de ler e acompanhar os seus registros de professor atento, criterioso e antenado com os desafios da escola. Seus alunos são majoritariamente de quais cursos, Jarbas? Quando leio as notícias na mídia acerca da evasão escolar e da tristeza que caracteriza o ensino fico aqui pensando nas competências dos colegas professores, na formação capenga que muitos receberam e faço um brinde mentalmente aos que avançam em atitude aprendiz, mesmo diante de todas as dificuldades encontradas.
    Receba o meu abraço , colega Professor Jarbas.

  2. Roseane Soares Says:

    Olá, professor!

    Novamente venho conferir suas postagens, como sempre, interessantes e prestativas.
    Agora, na verdade, gostaria de tirar uma dúvida em relação ao trabalho (WG) que não deu tempo de perguntar na aula.
    Você conhece sites interativos de artes? E, se possível, mais especificamente de teatro?

    Obrigada desde já.
    Roseane

  3. robsongarciafreire Says:

    Olá Professor Jarbas Jovelino

    Primeiramente gostaria de informar que o tenho como referencia em meu trabalho com WebGincanas. Agora meu nome e Robson Freire , editor do blog Caldeirão de Ideias ( http://nteitaperuna.blogspot.com/ ) e atual coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Itaperuna – RJ e gostaria de saber de sua disponibilidade de datas pois gostaria de convida-lo a palestrar no encontro dos pólos e distritos de tecnologia educacionais do Estado do Rio de Janeiro que sera realizado em Friburgo nos dias 27, 28 29 .

    Gostaria de deixar os meus telefones de contato para que caso seja de seu interesse participar do evento. Preciso também saber do custo e das suas exigências na parte técnica da palestra para que possamos providenciar.Quero firmar um convenio de cooperação técnica na aplicação de webgincanas nas escolas sobre minha coordenação.

    Aguardo o seu retorno o mais breve possível.

    Telefones:

    residencia (22) 3824-8746
    celular (22) 9256-0206
    celular (22) 9938-0292
    trabalho(22) 3822-3097

  4. Sintian Says:

    Olá professor

    Vim conferir as novidades sobre WG para trabalhar com os professores da minha escola – este ano sou Coordenadora Pedagógica. A internet está chegando por lá e o pessoal está precisando de inspiração. Como a tendência inicial é trabalhar com “pesquisa” quero sugerir algumas possibilidades de superar o Ctrl+C e Ctrl+V. E acredito que as WG são uma boa opção inicial.
    Estou organizando algumas oficinas e preparei um post lá no Bloguinfo – espero sua autorização para mantê-lo no ar.

    Grande abraço
    Sintian

  5. jarbas Says:

    Oi Sintian,

    WG é um conceito em evolução. Ao trabalhar com meus alunos, vou descobrindo novas possibilidades. Numa certa época, o trabalho da Carla com professores em Campinas trouxe também colaborações muito inspiradoras. Espero agora que suas novas experiências possam iluminar o pedaço. Mantenha contato.

    Quanto à manutenção do que você colocou no post, OK. Para mim é sempre uma honra poder colaborar com iniciativas de educadores que que inventam e re-inventam a educação no dia-a-dia. Abraço grande, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: