Samba da mais valia

Ao entrar nas salas de 1° ano do curso de Comunicações vi que os alunos estão estudando mais valia. Fiquei me perguntando como tal conceito pode ser proposto para alunos de primeiro ano. Não consegui encontrar uma boa fórmula. Até agora…

Por um desses acasos que pintam em navegações pela Internet, acabo de encontrar o Blog da Áurea Guimarães.  Salvo engano, ela é professora da Faculdade de Educação da Unicamp. E mais: foi minha colega de trabalho nos idos de 1974/5, defendeu uma tese sobre violência na escola sob orientação de Maurício Tratemberg, e, em 1984, me escreveu uma carta simpática agradecendo colaboração que eu havia lhe dado para engajar-se em aventuras  educacionais.

Volto à mais valia. Em seu blog, Áurea divulga o Samba da Mais Valia, grande sucesso em rádios independentes em 2005. A criação é um bom ponto de partida para que estudantes de primeiro ano compreendam bem um dos conceitos centrais das análises do velho Marx. Para a devida apreciação dos interessados, divulgo aqui vídeo do Samba da Mais Valia.

Anúncios

10 Respostas to “Samba da mais valia”

  1. Doralice Araújo Says:

    Prezado Jarbas: ótimas observações e destaques; colegas ajudam bastante quando formam uma rede de compartilhamentos educacionais, não é mesmo?

    Uma notícia: sou boa aluna; passe lá no Na Mira do Leitor e acompanhe “As lições da arquitetura escolar”, assim como o destaque oferecido a um lançamento de um livro sobre o tema ; um abraço – e ótimo domingo.

  2. Andrea Toleo Says:

    Bacana, Jarbas. Adorei a maneira simples de apresentar conceito tão complexo. Parabéns, para você, para Áurea e para o autor do samba obviamente.
    Ando meio sumida devido ao Mestrado, mas não esqueço os amigos e encontrar alguns neste Boteco é sempre um prazer.
    Vi seu comentário sobre os telecentros outro dia no meu blog. O pessoal aqui está só começando, mas com muita garra e entusiasmo, o que é um grande passo e eu fico na torcida.
    Cheers!
    Beijo grande.
    Andrea Toledo

  3. Leandro Souza Says:

    Grande professor Jarbas,

    Tudo bem? Estou certo que sim.
    Muito interessante esse texto e assunto professor. Eu não tinha lido nem ouvido nada a respeito do samba da mais valia. Gostei do vídeo também, aliás, a foto que aparece do “barbudo” enquanto o grupo canta é bem legal.
    Abraços e até breve professor,
    Leandro 😀

  4. Jorge Says:

    Alguém sabe como conseguir a letra do samba da mais-balia???
    È ótimo!!!1 Vou usar nas aulas do Ensino Médio…

  5. jarbas Says:

    Oi Jorge,

    Descobri o samba de modo indireto, lendo o blog da Áurea. No final do VT apresentam os produtores e o autor. Se a gente conseguir um modo de se comunicar come eles talvez consiga a letra. Vou procurar. Abraço, Jarbas.

  6. Capital humano « Boteco Escola Says:

    […] Não faço esta observação sobre capital humano levado por qualquer sentimento de pieguice. Minha manifestação é política. Trabalhadores não são propriedade da organização onde trabalham. É certo que as empresas compram, muitas vezes por preços aviltados, o trabalho de seus profissionais. Sobre o assunto convém lembrar um conceito hoje bastante esquecido: a mais valia. Interesados nesse conceito podem ver uma definição bem humorada do mesmo em samba da mais valia. […]

  7. Luciana Says:

    musica mttttttttt cha-ta :OOOOOO

  8. Carla Oliveira Says:

    oow cala a boca Luciana, a musica é bem legal, bem educativa, diferentes dessas porcarias que tu deve ouvir. ;D

  9. Luciana Says:

    Eu escuto sertanejo, bem mais legal que essa coisa ai sobre mais valia 😀

    • jarbas Says:

      Oi Luciana,

      Também escuto sertanejo. Não o chato e ruim. Escuto o bom e bonito. Não compartilho sua opinião. Acho que os meninos de Campinas fizeram um samba legal. Escute mais vezes. Talvez você venha a perceber que o tal sambinha tem lá suas virtudes. Abração musical,

      Jarbas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: