Objetos de aprendizagem na Unicamp

Há pouco tempo fiz aqui algumas observações e registros sobre objetos de aprendizagem. Indico a seguir onde pode ser encontrado o que já escrevi sobre o assunto.

Ferramentas intelectuais 1

Objetos de aprendizagem X ferramentas b

Objetos de aprendizagem?

Definição de objetos de aprendizagem

Objetos de aprendizagem: limites na produção

Objetos de aprendizagem ou educacionais

bdc-logoDescobri agora que há um centro de produção e armazenagem de objetos de aprendizagem na Unicamp. O projeto chama-se Biblioteca Digital deCiências (ADB) – Laboratório de Tecnologia Educacional. Há muita coisa interessante no pedaço. Todos os  materiais estão disponíveis para download e muitos deles podem ser utlizados online. Examinei os seguintes títulos:

  • Neurox, uma apresentação, com textos e animações, sobre o funcionamento de nosso sistema neuronal. Material com layout atrativo e animações que podem ajudar a entender a matéria.
  • Obesidade: nova fronteira metabólica. Texto com ilustrações que dão boa idéia decada processo metabólico explicado. O layout não é lá muito atraente.
  • Contração muscular. Texto comilustrações e algumas animações. Também não possue layout bem acabado.

Vi ainda umas duas outras produções. Acho que o acervo da ADB é uma boa fonte de recursospara professores deciência que queiram utilizar computadores em seu ofício.

Não posso deixar de fazer um reparo. As produções colecionadas pela ADB são feitas por ferramentas que permitem a confecção de materiais com certo teor do que se convencinou chamar de multimídia.  Tais ferramentas, além de texto, permitem a geração de ilustrações e animações. Estas últimas dentro de padrões bastante limitados. Muita gente acredita que tais possibilidades caracterizam uma alternativa de tecnologia educacional. Não tenho tal convicção. O resultado do uso das referidas ferramentas acaba sendo o que critícos mais radicaisdo queeu chamam de apostilas eletrônicas. Falta ao material produzido um tratamento adequado em termos de instructional design. Com isso, o que acontece quase sempre é simples transferência de velhos formatos de informação para a nova mídia. Issonão anula possibilidade de uso das produções. Mas coloca um alerta importante: é possível fazer coisas muito mais atraentes no ambiente informático.
A meu ver uma das fontes do problema que apontei chama-se ferramenta. Qualquer ferramenta computacional é uma fôrma. Toda a informação tem de se adequar aos limites pré-estabelecidos.
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2 Respostas to “Objetos de aprendizagem na Unicamp”

  1. André de Oliveira Says:

    Olá Jarbas,
    Tudo bem?

    Perdi seu e-mail, por isso estou enviando mensagem por aqui.
    Queria pedir sua ajuda. Em janeiro você escreveu sobre o “Scratch”, queria saber se você tem alguma indicação de alguém com quem eu possa conversar sobre o programa e se conhece outros programas semelhantes.
    Queria te contar que acabei de sair da reunião de pauta e mencionei aquela sua sugestão, sobre o uso de filtro na internet, nas escolas e universidades. O editor gostou muito e acho que ele vai entrar em contato com você nos próximos dias, para escrever um artigo sobre o assunto.

    Espero sua resposta,
    Um abraço,
    André

  2. Maria Lucia Ferreira Says:

    gostaria de baixar os video do scn..miosina actina

    Lúcia

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