WebGincanas. Produção de 2007.

wbg-utopia

Publiquei na seção páginas deste Boteco uma nota sobre WebGincanas de Alunos.  Na época, tive a intenção de divulgar trabalhos feitos por meus estudantes de Licenciatura e Pedagogia. Parece que muita gente leu tal nota.  Até a data de hoje, as WebGincanas de meus alunos mereceram mais de duas mil visitas.

Algumas das WG’s produzidas em 2007 já não estão mais no ar. Uma pena! Eram bons exemplos que podiam inspirar professores interessados em usar aquele formato de organização de informação para utilizações educacionais da web. Como estou iniciando mais uma aventura de produção de WebGincanas com meus alunos, listo aqui as obras de 2007 que ainda estão no ar.

Para não ficar só na reprodução de uma velha nota, tentarei enriquecer a conversa com comentários de gente que está sendo apresentada ao conceito de WebGincana. É interessante conhecer primeiras impressões de educadores e candidatos ao ofício. O convite não fica restrito a meus alunos 09, ex-alunos e todos os amigos visitantes estão convidados a participar.

Anúncios

24 Respostas to “WebGincanas. Produção de 2007.”

  1. Doralice Araújo Says:

    Prezado Jarbas: o seu Boteco Escola é para mim uma referência interessantíssima, pois além da colaboração educacional que oferece ainda exibe a esperada autonomia com a escrita – exigência imprescindível aos que trabalham com as crianças e os jovens estudantes. Receba o meu abraço, colega professor, além do merecido destaque.

  2. Bruna Santoro Says:

    Olá prof o meu grupo ficou muito interessado nas Webgincana da Amazônia, e do aquecimento global, pois nos enteressa o assunto, pois são muito atuais…….. Abraços.

  3. grupo da rosana Says:

    a melhor webgincana é do Aquecimento Global, porque esta melhor estruturada com melhor compreensão, tem a parte pratica de plantar uma arvore interagindo mais com a webgincana.

  4. Lucélia Oliveira, Paula Aguiar, Rita Pamplona e Valdene Vasconcelos Says:

    Caro professor,

    Após analisar as “webgincanas” sobre a Amazônia e a Semana de Arte Moderna concluímos que ambas são enriquecedoras, porém a semana de 22 nos pareceu mais simples, abrangente e de fácil aplicação.

    Atenciosamente,
    suas alunas.

  5. Ana/Fábio/Cláudio/Alex Says:

    Destaque para a webgincana “Ajude a salvar o mundo”. Além do assunto ser abrangente, a gincana é de fácil compreensão para os alunos e, mais que isso, proporciona a oportunidade de tomarem conhecimento de diversas ONGs.

  6. Anbdressa Says:

    Achei a webgincana referenta a semana da arte moderna interessante por tratar das 3 vertentes exibidas na semana de 22 (literatura, artes plásticas e música) e como término da gincana um trabalho prático.

  7. Roseane Soares Says:

    Nós, Roseane, Clélia, Gabriela, Fernanda, observamos duas webgincanas, aqui descritas como A e B.
    As duas têm um conteúdo muito interessante, no entanto, a webgincana A era muito mais organizada e atrativa visualmente, contendo fotos, fonte grande e cores mais interessantes.

    Percebemos que, por mais que o conteúdi seja muito rico, é importante manter os participantes interessados no que veem, pois, do contrário, nada ocorre…

  8. Fabiana Martins Says:

    Em relaçao às webgincanas: Folclore e Lendas, Aquecimento Global a melhor foi sobre Aquecimento Global porque a apresentação é clara, objetiva, limpa indo ao encontro do tema proposto.Já sobre Folclore e Lendas apresentava um choque entre as cores fortes das quais não combinavam com assunto, sua aparência estava “carregada”, não atraindo assim o interesse dos participantes.

  9. Fêh e Nayane Says:

    Achamos muito interessante a Webgincana sobre o aquecimento global, e Amazônia, maior riqueza natural, por terem perguntas que fazem os alunos pesquisar e conhecer mais sobre a nossa riqueza natural, e aprender que muitas ações do cotidiano influenciam muito na natureza.
    E percebemos que as questões propostas não precisam ser necessariamente chatas, com apenas o conteúdo em si. Pode haver humor também.

    BeijO’s

  10. Driany Says:

    ache interansante por que fala como enomizar a agua nois previnir pra nao despedizar evitar jogar lixo em ruas, rios,mares para ajudar impeza de tudo isso.

  11. Thiago, Renata e Lidiane Says:

    Lemos as seguintes webgincanas:

    Primeiros socorros: Achamos um trabalho muito interessante e trabalhoso que fala de um tema totalmente pertinente, porém observamos que algumas questões eram muito complexas e mesmo o objetivo ser pesquisar a resposta, provavelmente as mesmas ficassem vagas na cabeça de quem pesquisou.

    Folclore: Esse é um tema que despertou a curiosidade do nosso grupo por acharmos o folclore brasileiro muito rico. As questões iam despertando cada vez mais o interesse do aluno pelo assunto.

    Vida de índio: Este é um tema ineteressante e muuuuuuuuito educativo. As questões foram muito bem elaboradas pelo grupo o que acabou despertando um maior interesse de nossa parte pelo assunto.

  12. Cristianna,Priscila,Sara,Suzana Says:

    Nós gostamos do tema folclore e lendas, a web gincana é uma forma de aprender de maneira diferente e divertida. O assunto abordado era curioso, bem elaborado, com cores que chamavam a atenção visualmente apesar da letra estar pequena.

  13. JOSUÉ, VANDUIL, CAMILA, SHIRLE Says:

    ESCOLHEMOS O WEBGINCANA COM O TEMA DA AMAZÔNIA POR ESTAR BEM ELABORADA, COM CORES SOBRIAS , FOTOS, QUESTÕES BEM ELABORADA E DE FACIL ENTENDIMENTO ESCLARECENDO DÚVIDAS E PROMOVENDO MAIOR CONHECIMENTO SOBRE A AMAZÔNIA. A WEBGINCANA COMO O INSTRUMENTO DIDÁTICO PODE ESTIMULAR O EDUCANDO A PESQUISAR CONSTRUINDO ASSIM SEU CONHECIMENTO.

  14. Cristina,Suelen e Natalia Says:

    Nos escolhemos a webginacana sobre Aquecimento Global, porque as questoes sao mais criativas,nao sao extensas etratam do tema com humor mas com responsabilidade social.

  15. Juliana D, Walkiria e Marcela Says:

    Escolhemos a Webgincana do Aquecimento Global, pois foi muito bem elaborada, com recursos interessantes que chamaram nossa atenção, e as perguntas além de ser uma forma de pesquisar, também aprendemos com elas, exemplo, não sabiamos que o computador emiti gás carbono, ajudando aumentar ainda mais o aquecimento global. contudo concluimos que essa webgincana, além de ser uma forma didatica, também nos ensina e nos alertar sobre os problemas ambientais de nosso paneta.

  16. Boaz Oliveira e Marcos José Rocha Says:

    Ao analizarmos algumas webgincanas que focam assuntos atuais, escolhemos a webgincana “ajude a salvar o mundo”, pelo fato de ter uma boa introdução, que ao ser lida, gerou uma mudança de comportamento fazendo com que nós reflita sobre o momento atual, aquecimento global, novas alternativas e fontes renováveis. Esta webgincana apresentou um bom layout, muito bem estruturado, relacionando as cores com o tema proposto, poucos links para pesquisa, o que facilitou a busca pelas respostas, não tornando a pesquisa cansativa pois a mesma por ser objetiva proporcionou dinamismo a pesquisa.

  17. Gabriele Costa e Edna Vieira Says:

    Observamos três webgincanas: “Ajude a salvar o mundo” “Folclores e lendas” e ” Amazônia: a maior riqueza natural” concluímos que a terceira foi bem elaborada tanto pelo visual com cores harmônicas e imagens ilustrativas quanto pelo conteúdo que aguça a curiosidade para as questões tratadas.

  18. JOSUÉ, VANDUIL, CAMILA, SHIRLE Says:

    ESCOLHEMOS O WEBGINCANA COM O TEMA DA AMAZÔNIA POR ESTAR BEM ELABORADA, COM CORES SOBRIAS , FOTOS, QUESTÕES DE FACIL ENTENDIMENTO. ESCLARECENDO DÚVIDAS E PROMOVENDO MAIOR CONHECIMENTO SOBRE A AMAZÔNIA. A WEBGINCANA COMO O INSTRUMENTO DIDÁTICO PODE ESTIMULAR O EDUCANDO A PESQUISAR CONSTRUINDO ASSIM SEU CONHECIMENTO.

  19. Luanah Alves e Natália Dogue Says:

    Na nossa opnião a melhor webgincana é a da água. Pois traz muitas informações importantes para melhorias urgentes necessárias em nosso planeta. Informações estas que muitos não tem conhecimento. E a elaboração da webgincana está muito boa, criativa, bem detalhada. Ela faz com que os alunos procurem as respostas lendo, os textos e absorvendo o conteúdo.

  20. Carolina Muller; Carolina Santos; Luciana (licenciatura); Eliane(licenciatura) Says:

    A webgincana escolhida pelo nosso grupo foi O rádio no Brasil. A gincana refere-se aos conteúdos direcionados ao rádio, com perguntas sobre como surgiu o rádio, sobre a sua história interagindo o brincar juntamente com as informações teóricas.

  21. julio cesar borges,maria isabel lemos Says:

    Muito interessante e enriquecedor! Aborda o conteudo em seus aspectos gerais e remete a relevancia do assunto à vida do aluno. Além disso, é esclarecedor quanto ao assunto que aborda fazendo o aluno pensar sobre suas ações e as dos outros. O valor desse trabalho está no seu conteúdo, que é atual e imprescindível para a vida futura na Terra.

  22. Amanda e Ana Says:

    A Webgincana “Vida de Índio” nos chamou muito a atenção pelo fato de ser algo claro, objetivo, atrativo e bem prático.
    O assunto é interessantissimo e causa uma conscientização positiva em relação a importância dos índios nao só no descobrimento do Brasil, mas como parte da atualidade.

  23. Suelen Says:

    Todas as webgincanas sao otimas e abrangem temas importantes.A webgincana sobre “Aquecimento global”,é uma que fala de um tema muito atual,e faz com que as pessoas descubram algumas coisas importantes.E tambem pelo fato de falarem sobre a plantaçao de uma arvore,sao tantas pessoas desmatando sem consciencia.
    Porem achei algumas questoes extensas,que podem fazer com que torne-se cansativa.
    Mas todas estao otimas.

  24. agnessa Says:

    legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalzerimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: