Escola pra quê?

Todo mundo fala em importância da educação. Todo mundo quer colocar as crianças na escola, se possível por longos períodos. Mas, pra quê? Acho que pouca gente dá boas  respostas para a questão. Sinto no ar que a insistência em botar crianças na escola é uma desculpa para delas se livrar

Como é mesmo que diz a propaganda? Lugar de criança é na escola. Que triste! Seria bom perguntar às crianças que lugares elas querem seus. Talvez elas escolham rua, mato, rio, praia e mar. Talvez se esqueçam do exclusivismo de um único lugar que os adultos dizem ser seu. Mas isto é tema para um outro post. Quero voltar ao assunto proposto pelo título desta matéria.

Se você quer conhecer opiniões que valem a pena sobre finalidades da escola, aqui vão duas sugestões:

6 Respostas to “Escola pra quê?”

  1. Sérgio F. Lima Says:

    Olá Grande Prof. Jarbas,

    Eu tinha feita esta pergunta a mim mesmo em 2006:

    Não estranhe, que muita gente de educação (ou na educação!) sequer considere fazer esta pergunta. Estranhamente a Escola é uma das instituições ocidentais mais conservadoras. E para ser repetitivo, só vou dar, quer dizer, citar um exemplo. Ainda dispomos os alunos em sala de aula como os jesuí­tas propuseram no século XVII.

    Eu devo confessar que me sinto desconfortável com o modo como a Escola ainda se organiza e funciona…

    Mas fazer o que, no máximo vamos contruindo nossas pequenas contra-hegemonias possíveis.

    Abração

  2. Amanda Antonelli Luciano, Fernando Raizaro Vitorino e Natália Pereira Melo Says:

    O tema desenvolvido é de extrema importância diante dos acontecimentos mundiais, porém a webgincana de que mais gostamos “Ajude a salvar o mundo” não relaciona a questão de mundo sustentável com a realidade para a reflexão do educando, desta forma se torna difícil relaciona-lá, pois não foram afetados para refletir sobre a questão.

    1APGN2009

  3. Luanah Alves e Natália Dogue Says:

    Na nossa opnião a melhor webgincana é a da água. Pois traz muitas informações importantes para melhorias urgentes necessárias em nosso planeta. Informações estas que muitos não tem conhecimento. E a elaboração da webgincana está muito boa, criativa, bem detalhada. Ela faz com que os alunos procurem as respostas lendo, os textos e absorvendo o conteúdo.

  4. Laís Cavichioli Cezário Says:

    Olá Professor Jarbas
    Estou visitando o seu Blog, e estou aprimorando muito os meus conceitos sobre webgincanas e tenho certeza que esse ano será bem produtivo, pois aprenderemos a montar um blog. Assim que ele estiver pronto eu lhe passarei o meu endereço, para você me deixar um recadinho.
    Até mais querido professor

  5. Mislene Da Silva Says:

    Olá professor estava com saudades,ao visitar seu blog pude apreciar seus ricos conhecimentos e aprender com eles.Espero aprimorá-los este ano.Até mais

  6. Kelly Daiana Barbosa Fernandes Lima Says:

    Olá,professor Jarbas!
    Sou sua aluna do 4ºAPGNAS, adorei visitar o seu blog contém informações bem interessantes!!!
    Até mais…

Deixe um comentário

