O que é vento?

lousa

Ano passado, ao circular pela universidade, me chamou a atenção uma lousa toda ocupada por texto em colunas muito bem estruturadas. Entrei e li o que estava escrito. Era um “ponto” da matéria. O professor, supus, passou a matéria dada no quadro negro e os alunos a copiaram  fielmente. Aquilo tudo deve ter caído na prova.

Fiquei com inveja do mestre. Não consigo encher lousas com matéria. Aliás, pouco uso o quadro negro (ou branco, dependendo do ambiente). Confesso: não sei fazer isso.

Por outro lado, acho que as lousas são objetos arqueológicos. Hoje, com tanta facilidade para a reprodução de textos e imagens, quadros negros, verdes ou brancos são dispensáveis. A matéria dada que vi no quadro negro de uma das salas da universidade poderia ser impressa em duas ou três folhas de papel, poderia estar publicada num site. Num ou noutro caso, os alunos não perderiam tempo copiando matéria. Talvez o mestre tivesse um problema: que fazer com a classe se o ponto já estivesse dado em material que não precisa ser copiado?

Contei essa história para meus filhos. Lembraram-se de um professor  que passava matéria no quadro negro. Lembraram-se inclusive de um trecho da matéria. Num certo ponto, o professor escrevia no quadro negro:

_ P.  O que é vento?

_ R. Vento é o ar em movimento.

E adivinhem. Era bastante provável que caísse na prova a  seguinte pergunta: O que é vento? Adivinhem de novo. Só valia uma resposta:  Vento é o ar em movimento.

Não preciso escrever um longo ensaio sobre uso de meios em educação. Os casos aqui registrados são exemplares. Quadros negros, verdes ou brancos das escolas deveriam ser recolhidos. Faz tempo que há meios mais confortáveis para passar o ponto…

9 Respostas to “O que é vento?”

  1. antoniomorales Says:

    Jarbas…ocorre que já vi coisa pior que, acho, continua acontecendo com muita frequência e com aparelhos caros e sofisticados.

    Usa-se o datashow para se passar demoradamente slides do powerpoint com o “ponto”, que substitue o quadro verde com uma desvantagem: dá um sono danado, pois geralmente se diminue a luz ambiente para melhorar a visão da tela.

  2. jarbas Says:

    Grande Morales,

    Você tem razão. Transferir o erro para meios mais modernos piora as coisas. Abraço, Jarbas.

  3. Natalia Rodrigues Says:

    Professor, gostei muito do texto sobre o “quadro negro”!
    Concordo plenamente!
    Mas, sabe o que veio em minha mente, logo depois que li?
    Será que se todas as aulas fossem dadas como a sua interativamente, e sem textos inacabáveis na lousa, um curso de Engenharia, por exemplo, teria 5 anos de duração???
    Não sei se estou certa, mas acho que as universidades perderiam muito com essa mudança!!!
    Será que alguns professores que dão essas aulas, também não tem a mesma opinião que a nossa?
    Se o senhor puder me esclarecer isso, eu agradeço!
    Obrigada!
    Bom dia!!!

  4. jarbas Says:

    Oi Natalia,

    Não tenho uma resposta pronta para a sua indagação. Sei que matéria passada na lousa é uma tranquilidade para muitos professores. Custa pouco esforço. Dá pouco trabalho. Mas às vezes acho que os alunos gostam disso. Pelos mesmos motivos.Custa pouco esforço. Dá menos trabalho.

    Com uma mudança radical nos modos de informação, com mais interação, como você diz, acho que os alunos poderiam aprender muito mais. Talvez não em quantidade. Certamente em qualidade. Isso não seria motivo para diminuir anos de escolarização. Tempo de escola é determinado por mais coisas que conteúdo. Por diversos motivos, acho que as pessoas passarão, cada vez mais, maior tempo na escola. Para que este tempo não seja perdido, acho que as atividades de ensino precisam ser muito mais desafiadoras que copiar o ponto. Abraço, Jarbas.

  5. Natalia Rodrigues Says:

    Entendi, é a boa e velha acomodação!
    Rsrsrs!
    Abraço!
    Natalia.

  6. Fêh 1APGN Says:

    Eu acho que não teria tanta graça se todos os textos passados pelos professores fossem por site ou impressos, sei lá, lousas fazem parte da “cultura da educação” (Nossa..frase complexa..=D)
    Acho que algumas coisas são muito relativas, e se só valesse uma resposta para cada pergunta, seria estranho.

    Parabéns pelo blog!

    BeijO~*

  7. jarbas Says:

    Oi Fernanda,

    Talvez lousas tenham ainda alguma utilidade na educação. Talvez. Mas, mantenho minha proposta de retirá-las das salas de aula. A medida é pedagógica. Acho que aprenderemos algo com a ausência das lousas. E, se forem de fato necessárias, poderão retornar triunfalmente às escolas.
    Volte sempre. Abraço grande, Jarbas.

  8. erika thaniris s.a.barros Says:

    eu erika queria falar, voces sao muito bons eu procurei essa pergunta e achei O que é vento eu so nao emcontrei o que oxigenio mas ta bom.

  9. erika thamiris s.a.barros Says:

    oi eu erika queria falar que voces sao muito bom eu adorei vaces bjos

Deixe um comentário

