Paulo Freire e blogs 2

Tem gente que não vai aos comentários nos blogs. Com isso pode perder parte da conversa que acontece nesses espaços públicos de troca de informação. Por este motivo, vou reproduzir aqui uma referência sobre Paulo Freire e Internet que me foi mandada pelo Carlos Seabra.

Ao comentar o que escrevi no post anterior, Seabra informa que o neto que ajudava Freire em usos da rede mundial de computadores era Alexandre Dowbor. E fez mais, mandou registro de um episódio no qual Freire comenta os possíveis rumos da internet em empreendimentos de educação popular e democrática. Obrigado, Carlos Seabra.

Em 1996, quando foi mostrada a Paulo Freire a página http://www.paulofreire.org, ele ficou maravilhado com as possibilidades da Internet. O site foi construídopara o IPF (Instituto Paulo Freire) pelo seu neto Alexandre Dowbor, filho de Fátima Freire. Maravilhado e preocupado ao ver o Alex navegar com tanta facilidade pela rede, observou logo que as enormes vantagens oferecidas pela Internet estavam restritas a poucos e que as novas tecnologias acabavam criando um fosso ainda maior entre os mais ricos e os mais pobres. E concluiu: “é preciso pensar como elas podem chegar aos excluídos”. Dizia que esse deveria ser o compromisso do instituto (GADOTTI, 2000, p. 263).


Anúncios

3 Respostas to “Paulo Freire e blogs 2”

  1. Fátima Says:

    Pior do que não ler os comentários é deixar de opinar por não querer se comprometer.
    Tentei colocar as leituras daqui em dia, ainda faltam muitas. Destaco a preocupação de Freire com os excluídos e seu artigo no “Google Livros”. Experimentei “leitor” e encontrei livros incríveis.
    Abraços.

  2. Marli Says:

    Oi Professor!
    Paulo Freire já na época previu que o computador podia ser muito bom para a aprendizagem, desde que fosse programado pelos usuários e não ao contrário, serem comandados por ele. Por isso acho que a interação nos blogs deveria ser maior. Abraço!

  3. Jarbas Says:

    Oi Marli,

    Interação nos blogs? Como é ou seria isto? Abraço, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: