O livro da minha vida

livro-vida

Estes dias há uma blogagem coletiva no ar. Vários blogs enredados com este Boteco já entraram na dança. Minha última leitura sobre o empreendimento é a de  um post de Ufa! Bloguei! Resolvi participar.

Nunca pensei antes sobre o livro da minha vida. O desafio de agora me obriga a fazer uma escolha. Eu era um menino da periferia francana (menino de rua, diriam hoje) e ia descalço à escola, o Grupo Escolar Coronel Francisco Martins. coronelAprendi a ler muito rapidamente e era escalado para leituras públicas quando a classe recebia alguma visita. No final do primeiro ano de grupo a escola premiou os melhores leitores com um livro. Ganhei uma obra sobre Zumbi dos Palmares, meu primeiro livro.

Minha escolha nada tem a ver como mérito literário da obra.Tem a ver com um evento que levou um menino da periferia, filho de operário, a tomar gosto por literatura desde cedo.  Pena que Zumbi dos Palmares se perdeu. E minhas lembranças dele são imprecisas, embora eu tenha certeza de que a capa era amarela. Não posso por isso falar do autor ou do conteúdo da obra. Mas, ele é sem dúvida o livro da minha vida.

O livro que ganhei encheu de orgulho meus velhos e foi uma presença quase que luxuosa num lar de gente sem recursos para munição de leitura. O título poderia ser outro. A cor da capa também. O que mais valeu foi a presença física de um objeto improvável numa casa operária dos anos de 1950.

A pequena foto que ilustra este post é um retrato do primeiro prédio do Grupo Escolar Coronel Francisco Martins (circa 1905). Encontrei-a no Centro de Referência em Educação Mário Covas. Estudei num prédio mais moderno, contruído nos anos de 1930

Deixe um comentário

