O livro da minha vida

livro-vida

Estes dias há uma blogagem coletiva no ar. Vários blogs enredados com este Boteco já entraram na dança. Minha última leitura sobre o empreendimento é a de  um post de Ufa! Bloguei! Resolvi participar.

Nunca pensei antes sobre o livro da minha vida. O desafio de agora me obriga a fazer uma escolha. Eu era um menino da periferia francana (menino de rua, diriam hoje) e ia descalço à escola, o Grupo Escolar Coronel Francisco Martins. coronelAprendi a ler muito rapidamente e era escalado para leituras públicas quando a classe recebia alguma visita. No final do primeiro ano de grupo a escola premiou os melhores leitores com um livro. Ganhei uma obra sobre Zumbi dos Palmares, meu primeiro livro.

Minha escolha nada tem a ver como mérito literário da obra.Tem a ver com um evento que levou um menino da periferia, filho de operário, a tomar gosto por literatura desde cedo.  Pena que Zumbi dos Palmares se perdeu. E minhas lembranças dele são imprecisas, embora eu tenha certeza de que a capa era amarela. Não posso por isso falar do autor ou do conteúdo da obra. Mas, ele é sem dúvida o livro da minha vida.

O livro que ganhei encheu de orgulho meus velhos e foi uma presença quase que luxuosa num lar de gente sem recursos para munição de leitura. O título poderia ser outro. A cor da capa também. O que mais valeu foi a presença física de um objeto improvável numa casa operária dos anos de 1950.

A pequena foto que ilustra este post é um retrato do primeiro prédio do Grupo Escolar Coronel Francisco Martins (circa 1905). Encontrei-a no Centro de Referência em Educação Mário Covas. Estudei num prédio mais moderno, contruído nos anos de 1930

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: