Cidade das crianças

Em minhas andanças para organizar o que sei e aprender mais sobre o tema arquitetura e educação, acabei me lembrando de uma entrevista de Francesco Tonucci á revista Cuadernos de Pedagogia. A matéria era de um número de 1978 ou 1979. A certa altura, o grande educador italiano afirmava que era preciso lutar pelas ruas das cidades como locais de convivência humana. Essa consideração de Tonucci tinha a ver com a crítica a uma escola protetora onde as crianças são resguardadas dos perigos da rua. Para ele a solução não era a de melhorar a eficiência da escola como uma fortaleza capaz de evitar os perigos do mundo exterior. O maior desafio político-educacional era o de tornar as ruas um espaço público onde as crianças teriam experiências capazes alimentar  a re-elaboração do saber na escola.

Eu tinha ainda apenas esta velha lembrança das propostas de Tonucci. Fui buscar informações na web e descobri que ele continuou a boa obra. Hoje há um movimento internacional chamado “Cidade da Criança” que busca humanizar os espaços urbanos para que os mais jovens aprendam em experiências de convivência com todas as gerações.

Recomendo, para quem já ouviu falar ou não em Tonucci, um vídeo sobre sua obra, realizado por um cineasta argentino. Os personagens e desenhos são do próprio Tonucci que, além de educador, é um chargista da primeira divisão.

Anúncios

4 Respostas to “Cidade das crianças”

  1. NATALIA P MELO Says:

    Natalia P Melo
    1APGN2009.

    Adorei as fotos em preto e branco.

  2. Vivian Jales Says:

    Vivian de Assis Jales
    1APGN2009

    Gostei muito do Blog!

  3. Carolina Müller 1APGN Says:

    Olá Professor, estive pesquisando sobre Francesco Tonucci e estou adorando essa pesquisa, o projeto dele é super interessante..

  4. Fernanda 1PAGN Says:

    Sabe…eu estava reparando, os personagens da Turma da Mônica são meio parecidos né?!
    Tem algo a ver? O Maurício de Souza ou Sousa..sei lá..teve alguma inspiração no Tonucci?! E outra coisa..ele pelo que parece é italiano..por que sempre está em espanhol as coisas?!
    BeijO~*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: