Definição de objetos de aprendizagem

Dias atrás escrevi um post sobre recursos web para educação. No texto, levantei a questão da ausência de projetos que selecionam, classificam e indicam recursos em ambientes que possam facilitar a vida dos professores. O Kuller me informou que há, na rede,  projetos como os que eu sugeria inexistirem. Indicou o portal sobre objetos educacionais do MEC. A partir dessa informação, comecei uma navegação para conhecer sites e materiais sobre o assunto. E no caminho levantei a lebre de uma certa confusão entre objetos educacionais e objetos de aprendizagem.

Até a situação lembrada no parágrafo anterior, eu tinha uma noção de objetos de aprendizagem diferente das definições que podem ser encontradas na literatura pertinente. Pensava que objetos de aprendizagem eram apenas pequenos módulos de simulação para apoiar o estudo de determinados conteúdos. Duas coisas explicam minha ignorância: 1. informação insuficiente sobre a matéria, 2. contato inicial com o assunto no campo da física e da química. No primeiro caso, o que eu sabia estava baseado num “ouvi dizer” meio preguiçoso. No segundo caso, minha concepção acabou sendo moldada por um contato com o Cesar Nunes no tempo em que o Lab Virt ainda estava no Instituto de Física da USP.

Aprendi recentemente que objeto digital é

  • Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem.

Conforme definição qye pode ser encontrada Objetos de Aprendizagem em Ação, artigo de Cesar Nunes.

É uma definição muito ampla. Num artigo sobre a questão, Norm Friesen comenta:

Such a definition–as the IEEE itself says–implies that learning objects can include “multimedia content, instructional content, instructional software and software tools [and] in a wider sense…learning objectives, persons, organizations, or events” (IEEE, 2001). There are few things, in other words, that can not be learning objects. As David Merrill puts it, “No one seems to know what a learning object is in the first place. One of the absurd definitions I heard was, ‘as small as a drop, as wide as the ocean.’ In other words, if everything is a learning object, then nothing is a learning object” (Merrill, as cited in Welsch, 2002).

A citação acima faz parte de uma das referências indicadas por Allyson Bruno cujo comentário esclareceu que objetos educacionais e objetos de aprendizagem são traduções alternativas de uma mesma expressão: learning objects.

Apesar da definição excessivamente inclusiva de objetos de aprendizagem, creio que minha proposta preliminar de levantamento e classificação de recursos web para educação ainda fica de pé. Alguns dos materiais selecionados pelo BLUE WEB’N, por exemplo, não são objetos de aprendizagem. Quase certamente, nenhum membro da comunidade de objetos de aprendizagem catalogaria entre recursos que seleciona ferramenta para preparar cartelas de bingo para serem usadas em sala de aula. Acho, aliás, que nenhum dos recursos oferecidos pelo portal Teachnology seria incluido em listas de objetos de aprendizagem. Fica-me uma dúvida, será que materiais como os produzidos por um projeto científico com Çatalhoyuk são objetos de aprendizagem?catalhoyuk2

Eu não tinha intenção de estudar objetos de aprendizagem. Acabei entrando na dança por causa de um post que pretendia divulgar uma velha proposta desenvolvida na San Diego State University [instituição onde fiz o mestrado em tecnologia educacional décadas atrás…]. A dinâmica toda, constituída por navegações pela web, informação de educadores via comentários, redação de mais posts, ilustra um modo de aprender que rola a partir do blogar e ao qual, nos primeiros tempos deste Boteco, dei o nome de aprendizagem não regulada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: