Objetos de aprendizagem ou educacionais?

Em comentário ao post anterior – Recursos web para educação – meu amigo José Antônio Kuller me informa que já há um projeto do MEC que apresenta uma lista de sites selecionados e classificados que podem ser utilizados pelos educadores. Trata-se do

Naveguei um pouco pelo pedaço. Tem bastante coisa interessante e critérios classificatórios que podem ajudar os professores em suas buscas. Mas na minha resposta ao Kuller fiz certa confusão. Achei que o site fosse a face internacional de um outro projeto do MEC voltado para objetos de aprendizagem cujo link indico abaixo.

O RIVED é um projeto voltado para a produção. O Banco Internacional de Objetos Educacionais é um projeto voltado para a seleção de recursos existentes. Entendi. Mas fiquei sem saber se os dois estão articulados internamente no MEC. Além disso fiquei sem saber se o termo objetos educacionais tem algo a ver com objetos de aprendizagem.  Se alguém puder me esclarecer, agradeço.

Independentemente de minhas dúvidas, ambos os portais são fontes de recursos que prestam bons serviços para os educadores.

Anúncios

4 Respostas to “Objetos de aprendizagem ou educacionais?”

  1. Alysson Bruno Says:

    Na verdade ambos os termos são traduções de learning object, um termo criado por Wayne Hodgins (em 1994). O próprio termo learnig object não tem uma definição clara, mais informações no sítio (em inglês): http://jodi.tamu.edu/Articles/v03/i04/Polsani/

  2. jarbas Says:

    Alysson,
    Obrigado pela informação. Antes de sua mensagem, andei procurando definições de objetos de aprendizagem. Vi que as mesmas são extremamente amplas. Tão amplas, como observa Merrill (citado numa das referências que você indica) “que tudo pode ser objeto de aprendizagem”.
    Aprendi que objetos de aprendizagem e objetos educacionais são tradução de learning objects. Acho que a segunda opção força a barra; ou, para não ser rude, é muito livre. Abraço, Jarbas.

  3. Carmem Prata Says:

    Oi pessoal, O Rived foi um programa que fomentou a produção de recursos (animações e simulações) nas universidades e os distribuia via repositório. Com a criação do Banco Internacional os recursos, antes publicados no Rived, migraram para este outro repositório, muito mais amplo e com mais possibilidades de formatos, além daqueles do Rived. Além dos recursos do Rived o Banco disponibiliza recursos do mundo todo que estao com acesso público, em diferentes idiomas e para todos os níveis de ensino. Os 2 repositórios são do MEC. Com o tempo somente o Banco Internacional deverá disponbilizar todos os recursos , centralizando tudo num único local. Abraço. Carmem

  4. jarbas Says:

    Cara Carmen,

    Obrigado pela informação. Como disse, achei que ambos os projetos estavam articulados, mas não consegui encontrar informação segura sobre isso. É bom saber que o MEC está ampliando o projeto de repositórios (não gosto muito desta palavrinha…) de objetos de aprendizagem, incluindo referências internacionais. Abraço, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: