Aprendizagem é paixão

Estou estudando um artigo recomendado por meu amigo Bernie Dodge,  Beyond Control and Racionality:  Dewey, Aesthetics, Motivation, and Educative Experience. O texto é um ensaio que busca situar a questão da motivação interna para além da tradição racionalista da filosofia e psicologia que dominam o pensamento ocidental desde Sócrates. Oportunamente pretendo escrever um post apresentando as principais idéias do artigo.

Mas, antes de elaborar minha apreciação do texto, a idéia da necessidade da paixão como condição para a aprendizagem me levou a escrever este post.  David Wong, autor do texto, insiste na idéia de que o aprender tem uma face de sofrimento, de paixão. Não entendamos sofrimento aqui como algo negativo. Entendamo-lo na linha da história das idéias. Exemplo: “Platão sofreu grande influência de Sócrates”. O sofrer no caso denota a influência de elementos externos no processo do aprender. Esses elementos podem ser história, biografia, mestres, sociedade etc. Sofremos influência de tudo isso. Em outras palavras, o aprender se molda também a partir de influências que independem de decisões do aprendiz.

No nível individual, a paixão acaba sendo algo irracional que leva as pessoas mergulharem de corpo e alma em certas experiências. Tal mergulho é um ato de paixão. Não vou elaborar muito as  idéias aqui. Para  quem quiser ver um caso de paixão conduzindo aprendizagem significativa, recomendo  post de uma ex-aluna minha. Leia, no blog da Lélia,  É amor?.

Conclusão provisória: aprendemos verdadeiramente quando o objeto de saber vira caso de paixão. Algumas coisas que chamamos de aprendizagem são na verdade um armazenamento de informação por razões de conveniência.

Anúncios

2 Respostas to “Aprendizagem é paixão”

  1. Aprendizagem é paixão : psicologia Says:

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  2. acuginotti Says:

    Olá Jarbas,

    Muito legal a reflexão. Obrigado!

    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: