Recursos web para educação

Há uma enormidade de recursos educacionais na web. Mas, como encontrá-los? É quase certo que você poderá encontrar coisas interessantes nos setores educacionais dos grandes museus do mundo; ou então em programas educacionais de serviços de produção audiovisual como:

Porém, mesmo nos portais de organizações como as indicadas, não é fácil para o professor achar material adequado ao seu trabalho. Por isso seria muito bom se a gente pudesse contar com um serviço que selecionasse e classificasse materiais que valem a pena. Essa idéia deu origem a um projeto criado para aplicar grana que uma empresa de comunicações  havia cobrado a mais no Sul da Califórnia no final dos anos de 1980.

O que rolou foi o seguinte. Por causa de um pequeno defeito no sistema de cobrança, a companhia recebeu mensalmente, de cada consumidor, alguns centavos a mais. Quando o erro contábil foi descoberto, a empresa já havia embolsado alguns milhares de dólares extras. O caso foi para a justiça. O juiz avaliou que a aferição e pagamento do dinheiro devido a cada cidadão seriam complicados e custosos. Mas a companhia não podia ficar com a grana. Solução: utilizar os dólares indevidamente cobrados em algum serviço de utilidade pública. Surgiu assim um projeto de apoio à educação no campo das novas tecnologias, bancado com dinheiro cobrado a mais e apoiado do ponto de vista acadêmico pela San Diego State University. Um dos produtos do projeto é uma lista de recursos web, selecionados e classificados por uma equipe de pesquisadores. O resultado desse trabalho pode ser encontrado em

bluewebn_hdrNo começo, o serviço funcionava sobretudo por meio de e-mails. Semanalmente, os educadores interessados recebiam a lista do material pesquisado no período. Acompanhei tal trabalho por um bom tempo. Depois quase que me esqueci dele. Agora vi que o mesmo continua ativo no  site BLUE WEB’N que indiquei acima. São mais de 2000 recursos web classificados por nível de ensino, áreas e formatos. Fiz uma pequena viagem pelo local e examinei os seguintes sites:

  • FunBrain. Um sítio que tem muitos jogos aplicados á educação. Um deles é uma versão do jogo da velha cujas casas devem ser preenchidas com os resultados de operações matemáticas.
  • Between the Lions. Material do PBS, com jogos interessantes no campo da linguagem (inglês), vídeos para crianças, estórias etc.
  • Bright ideas for education.  Site do educador Tom March com textos e dicas sobre tecnologia educacional.

Apesar de tudo estar em inglês, há muitos materiais selecionados pelo BLUE WEB’N, sobretudo recursos de educação infantil, que podem ser utilizados sem grande dificuldade. Sinto falta de empreendimento similar para recursos em português. Elaborar uma seleção como a feita com o apoio da San Diego State University é um desafio que deveria ser assumido por alguma de nossas faculdades de educação.  Será que a Unicamp topa?

Anúncios

5 Respostas to “Recursos web para educação”

  1. Fique por dentro Educação » Blog Archive » Recursos web para educação « Boteco Escola Says:

    […] State University. Um dos produtos do projeto é uma lista de recursos … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  2. Fique por dentro Escola » Blog Archive » Recursos web para educação « Boteco Escola Says:

    […] você poderá encontrar coisas interessantes nos setores educacionais dos … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  3. José Antonio Küller Says:

    Jarbas

    Não entrei nos sites que você indicou. Por isso, não posso afirmar que se trada mesma coisa. Mas, já existe, no Brasil, uma iniciativa de concentrar e tornar disponíveis recursos didáticos. Trata-se do Banco Intenacional de Objetos Educacionais do MEc. Ver em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

    Abraços

    José Antonio Küller
    http://germinai.wordpress.com/

  4. jarbas Says:

    Kuller,

    Obrigado pela informação. O projeto do MEC alinha-se com um movimento internacional voltado para learning objects. No origem, learning objects voltavam-se apenas para simulações. O iniciador de trabalhos nesta linha no Brasil é o Cesar Nunes, da USP.

    Aparentemente o link que você me enviou vai mais longe incluindo outros recursos. Parece, porém,que O Banco Internacional de Objetos Educacionais (eu prefiro tradução “objetos de aprendizagem”) é um pouco diferente do BLUE WEB’N.

    Vou estudar um pouco mais a matéria. Abraço grande, Jarbas.

  5. Definição de objetos de aprendizagem « Boteco Escola Says:

    […] de objetos de aprendizagem By jarbas Dias atrás escrevi um post sobre recursos web para educação. No texto, levantei a questão da ausência de projetos que selecionam, classificam e indicam […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: