WebQuest e geometria

geometriaDia 18 de dezembro de 2008 participei de duas bancas de mestrado na PUC/SP, área de educação matemática. As novas mestras são Clarice  Fernandes e Elen Santiago da Silva

Trabalhos muito interessantes por vários motivos:

  • foram elaborados a partir de uma WebQuest construída por um grupo de estudos do mestrado da PUC.
  • ambas as autoras são professoras de chão de escola e lecionam na rede pública e em escolas privadas.
  • as duas dissertações foram produzidas numa linha de mestrado profissional.
  • as dissertações são apenas uma fase do trabalho; as autoras vão continuar estudos de aplicação da WebQuest que foi objeto de investigação em seu mestrado.

Quem quiser conhecer mais de perto a produção do grupo pode começar por:

E verá uma proposta na qual o objeto central de nosso esporte mais popular é dissecado no campo da geometria dos sólidos arquimedianos. Uma grande façanha, uma vez que não é fácil elaborar WebQuests para as ciências (ditas) exatas.

Clarice aplicou a WQ Bola de Futebol para determinar como a proposta muda modos de ver no campo do trabalho docente. Você pode conferir os resultados dessa investigação em:

Elen centrou sua análise nas reações dos alunos, procurando determinar os impactos de usos do modelo WebQuest na aprendizagem. Você pode ver esse trabalho em:

Eu poderia comentar mais ambos os trabalhos. Mas isso talvez diminuisse a curiosidade de um contato com o material original.  Paro por aqui, sem me esquecer de agradecer as duas mestras e o pessoal do programa de mestrado em educação matemática. Clarice e Elen, assim como os professores da PUC, me deram oportunidade muito prazerosa de participar de sua magnífica aventura investigativa.

A notícia merece um complemento. Trabalhos que articulam WebQuest e educação matemática estão se tornando uma tradição na PUC paulista. Dois anos atrás, outra dissertação de mestrado abordou naquela instituição educacional uma WebQuest no campo da geometria, dessa vez, voltada para os sólidos platônicos. Tive a honra de participar da banca examinadora. O mestre na ocasião foi o professor Maurício Barbosa da Silva. Você pode ver tal investigação em:

Coincidência ou confluência favorável de astros que regem os estudos matemáticos? No mesmo dia em que Clarice e Ellen defenderam suas dissertações na PUC, a professora Gilian Cristina Barros estava fazendo qualificação no mestrado em educação da Universidade Federal do Paraná. Advinha qual é o título da investigação conduzida pela Gilian?

  • Tessituras em rede: Possibilidades de interação e pesquisa a partir de WebQuests em álgebra.

Pois é…  logo logo a gente pode fazer um congresso brasileiro de uso de WebQuests em educação matemática!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: