Blogs: referências na web

Na época em que inaugurei este Boteco, fiz um amplo levantamento de referências na web sobre blogs. Organizei os dados, peneirei o material e comecei a estudar o que havia selecionado. Alguns resultados do meu estudo foram publicados aqui na forma de posts e páginas. Mas não consegui dar conta do recado. Muito do que selecionei continua a aguardar uma leitura atenciosa. Nestes dias resolvi retomar o trabalho.

Quase tudo o que consegui reunir  foi produzido por volta 2003, ano da explosão dos blogs na internet. É claro que de lá para cá muita coisa mais surgiu; mas eu ainda estou me devendo um estudo avaliativo das fontes que colecionei com datas que vão no máximo até 2005. Resolvi pegar o touro a unha. E advinhem? Parte das referências selecionadas já não estão mais no ar. Uma razão a mais para eu me apressar.

Esta semana estou revendo uma página wiki sobre blogs, material de primeira selecionado pela blogueira espanhola Tiscar Lara. Tem de tudo: blog e jornalismo, metablogs, referências bibliográficas, artigos online, estudos sobre blogs na educação, etc e etc. E, como costuma acontecer no ambiente web, alguns links não mais funcionam. Estou dando atenção especial aos artigos selecionados pela Tíscar. Acabo de ler um deles, escrito por uma jornalista americana, que faz uma análise de blogs e klogs com base nas idéias de Paulo Freire. Oportunamente, postarei minhas impressões sobre tal texto. Agora, o que importa, é indicar o endereço da  wikipage da Tíscar. Espero que ela (a autora) não se importe com o uso de uma imagem onde aparece seu nome.  Se você quiser visitar a página wiki da jornalista de Espanha, clique na imagem abaixo.

tiscar

Passem logo pelo pedaço. Aparentemente a página não vê atualizações desde 2004. Dentro de mais algum tempo, boa parte do que ela indica pode não mais estar na web.

3 Respostas to “Blogs: referências na web”

  1. Suzana Gutierrez Says:

    Oi Jarbas

    Um grande problema da internet é o ‘falecimento’ das páginas. Mudanças de domínio, tirania de servidores, … Muito conteúdo se perde ou se muda.
    Recentemente, meus blogs de 2003, que eu mantinha no local de origem justamente pelas referências, foram sumariamente deletados por mudanças de rumo no Terra. (Os meus e de muitas outras pessoas)

    O bom é que eu tenho eles no meu servidor. Caso tenhas nas tuas referências o [zaptlogs], o [bloglab], projetos do meu mestrado, eles estão em http://www.gutierrez.pro.br/zapt e http://www.gutierrez.pro.br/bloglab

    Além disso, muitas referências sobre blogs, artigos, etc foram coletadas pela Prof Raquel Recuero aqui: http://pontomidia.com.br/wiki/doku.php?id=blogbrasil

    Algumas ‘falecidas’ dá para buscar em http://www.archive.org/web/web.php

    As minhas referências estão aqui:
    http://www.gutierrez.pro.br/textos.htm
    abraços!

    • jarbas Says:

      Oi Su,

      É… ainda não me acostumei com a mortalidade de informações preciosas na web. Outro dia quis rever um site fantástico sobre educação, produzido pela Academia Americana de Ciências. Não há mais nem traço dele no ar. Uma pena, era um material supercriativo no conteúdo e na forma. E assim vai. Tudo chega muito rápido, e também desaparece com rapidez. Uma pena… Falar nisso, parece que sumiu um blog que você lia e acompanhava nos idos de 2003, e que eu, até ano passado referenciava no meu blogroll, aquele trabalho precioso do Sebastian Fiedler. Você tem alguma notícia?

      Obrigado pelas informações encaminhadas. Um dia vou estudá-las com carinho e selecionar algumas referências para leitura. Abraço grande,

      Jarbas

  2. roseli Says:

    Olá profº Jarbas
    Passei para desejar um ótimo 2009, agradecer suas dicas sempre valiosas que me passa e aproveito para dizer que tem um prêmio para seu blog lá no meu Sonhos e Melodias.
    Dê uma passadinha lá. Acho que ainda não conhece esse meu blog.
    http://sonhosmelodias.blogspot.com
    Abraço

Deixe um comentário

