Joel Câmara

joel-camara-1

O desenho que abre este post é obra de Joel Câmara, um dos pioneiros de arte naif que deu fama a Embu das Artes, município da Grande São Paulo. Joel era dono de um imenso talento que não sabia como administrar. Era comum vê-lo no Bar do Zé com um pacote de papel marrom contendo alguns de seus fantásticos desenhos. Tentava vender trabalhos. Inicialmente por por um terço do que qualquer galeria cobraria por eles. Depois por qualquer preço, desde que conseguisse alguma grana para uma cachaça e a refeição do dia.

Houve um tempo em que tentei dar uma ajuda ao Joel. Levava-o ao prédio da administração do Senac, ali na Rua Vila Nova, e apresentava-o para funcionários que pudessem pagar um preço justo por seus desenhos. Nessa época nasceu uma grande amizade do Professor Francisco Aparecido Cordão – hoje membro do Conselho Nacional de Educação – pelo artista. Cordão deu grande ajuda ao Joel, inclusive apoio para a publicação de um livro fantástico, produzido de forma artesanal.

Já fazia algum tempo que eu não via o artista. Sabia que ele estava muito doente. Há uns dez dias, o Cordão me contou que o Joel havia falecido em novembro último. Ao lado do Tide Hellmeister, ele era um dos poucos artistas que eu podia chamar de amigo. Como eu o conhecia bem, posso afirmar com certeza que perdemos um grande talento.

Tenho vários dos desenhos do Joel Câmara. Adquiri alguns para presentear amigos no Exterior. Num natal, muitos anos atrás, meu cartão de boas festas foi uma obra exclusiva, desenho e texto, do artista. [ Joel bolou essa idéia e a vendeu para um grupo de gestores de RH]. Mas acho que fiz pouco por um cara tão genial. Leiam aqui uma nota sobre o artista. E vejam na próxima imagem mais um dos desenhos do Joel que faz parte da minha pequena coleção.

joel-camara-3

Anúncios

4 Respostas to “Joel Câmara”

  1. Joel Câmara : natal Says:

    […] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]

  2. Fique por dentro Desenho » Blog Archive » Joel Câmara « Boteco Escola Says:

    […] Paulo. Joel era dono de um imenso talento que não sabia como administrar. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  3. Fique por dentro Escola » Blog Archive » Joel Câmara « Boteco Escola Says:

    […] arte naif que deu fama a Embu das Artes, município da Grande São Paulo. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  4. duiliogalli Says:

    Amigo que fui do Joel, continuo grande admirador de sua obra a qual muito m,e inspirou principalmente no branco e preto. Sem dúvida uma grande perda. Duilio Galli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: