Blogs: superfície e profundidade

diarioUm blog, na superfície, é uma publicação eletrônica muito parecida com os velhos diários pessoais. Única diferença: costuma ser público. Essas características geralmente são apresentadas como definidoras dessa ferramenta web. Mas, como disse, logo no início, esta é um visão superficial.

No caso da educação, o problema que vejo com a definição superficial é o de entender o blog apenas como um local conveniente para produzir textos. Quando pensamos assim, ficamos nas aparências e perdemos a oportunidade de utilizar a ferramenta em análise de um modo muito mais rico.

Para além das aparências um blog é

  • ferramenta conversacional,
  • instrumento de cibercidadania,
  • modo de ingresso no ciberespaço,
  • ferramenta de conversação consigo mesmo,
  • instrumento de aprendizagem não estruturada.

A lista que fiz não está completa. Poderíamos descobrir mais elementos presentes num blog. Mas podemos ficar por aqui. A lista que fiz já muda bastante a visão tradicional. E ela sugere usos educacionais muito mais amplos que aqueles relacionados apenas com redação e manejo da linguagem. Não vou entrar agora em detalhes. Vou apenas insistir na necessidade de que os educadores estudem mais a estrutura profunda do blogar se quiserem usar essa ferramenta em seu ofício.

Para quem lê razoavelmente inglês, sugiro visita ao blog de Lilia Efimova. Nestes dias ela anda publicando posts com trechos de uma primeira versão de sua tese de doutorado, uma investigação sobre atividades blogueiras. Vale a pena conferir.

Anúncios

2 Respostas to “Blogs: superfície e profundidade”

  1. Franz Says:

    Caro Jarbas, boa noite. Tenho trabalhado com uma proposta de criar uma blogosfera com escolas da rede pública de Belém (rede municipal e estadual – podes conferir nos URL http://ntebelempa.blogspot.com e http://niedbelem.blogspot.com) e gostei dessa sua postagem. Voltarei mais vezes.

  2. jarbas Says:

    Caro Franz,

    É um privilégio ter você neste Boteco. Tome assento e entre na conversa. Já estou reservando lugar para tê-lo como freguês habitual. Abraço grande,

    Jarbas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: