Cecília Meirelles, educadora.

Alguns meses atrás andei investigando a Escola Nova no Brasil. Fui, obviamente, rever o Manifesto dos Pioneiros. Lembrava-me ainda de que figuras como Fernando Azevedo, Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Paschoal Lemme assinaram o famoso documento de 1932. Mas não sabia que Cecília Meireles também assinou o Manifesto. Ao descobrir (ou redescobrir) o fato, procurei mais informações sobre as atividades educacionais da grande escritora. Fiquei então sabendo que ela foi uma grande militante da educação pública, laica e democrática. Cecília Meireles atuou como colunista de assuntos educacionais em jornais do Rio de Janeiro. Vale a pena ler as reflexões de nossa poeta maior sobre educação. Quer ver exemplos? Clique aqui.

2 Respostas to “Cecília Meirelles, educadora.”

  1. Miriam Says:

    Oi professor,
    Ela escreveu “Problemas da literatura infantil”… a Stella, minha super guru e primeira orientadora pedagógica, dizia que era leitrua obrigatória para as professoras de educação infantil e fundamental I….
    abço

  2. Jarbas Says:

    Oi Miriam,
    Este meu post revela mais uma de minhas ignorâncias. Depois de escrevê-lo, passeei um pouquinho pela internet e aprendi que há um bom número de trabalhos sobre Cecília Meireles, educadora. Sua observação é mais um dado para que continue a aprender. Obrigado.
    Se pintar oportunidade, vou incentivar meus alunos de letras na Licenciatura a pesquisarem sobre a obra educacional da nossa grande escritora. Abraço, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: