Bingo!

Uma das boas ferramentas para elaborar matrizes de avaliação baseada em rubrica pode ser encontrada no portal TeAchnology. Costumo recomendá-la em oficinas sobre WebQuest. Nestes dias, ao revisitar o mencionado portal, constatei que o mesmo tem muitas ajudas úteis para docentes, como, por exemplo:

  • Lesson Plans [planos de aula]
  • Printables [uma coleção de figuras que podem ser utilizadas como ícones ou sinais de comunicação no ambiente escolar]
  • Themes [temas com dicas de como desenvolver projetos interessantes e multi-disciplinares]
  • Worksheets [geradores de folhas para atividades com palavras cruzadas e outros formatos de desafios que podem dinamizar o ensino]
  • Games [jogos que podem ter finalidades didáticas]
  • Tips [dicas para o dia-a-dia do trabalho em sala de aula]

A maior parte dos recursos nada tem a ver com informática educação. O repertório de TeAchnology volta-se muito mais para atividades que podem ser feitas com papel, algum modelo de dinâmica e imaginação do professor. Achei que o gerador de cartelas de bingo pode ser muito bem aproveitado.

Pode-se gerar dois tipos de cartelas: 3X3 ou 5X5. Num exercício rápido de produção, escolhi o último tipo. Com ele é possível preencher a cartela com vinte e cinco itens de informação. Preenchi o material com os nomes dos estados do Brasil. A ferramenta tem um recurso para misturar as informações. A cada mistura, surge uma cartela com novas combinações das informações orginariamente digitadas. Assim, o professor pode gerar tantas cartelas diferentes quantas foram necessárias para jogar o bingo em sua classe. É claro que apenas jogar bingo com conteúdos curriculares não basta. O professor precisa criar atividades suplementares que dêem ao jogo maior consistência didática. No caso de um bingo com os estados do Brasil, a identificação – num mapa sem legenda – dos estados sorteados poderia ser uma condição para que o ganhador confirmasse seus pontos. Em outras palavras, imaginei que o jogador, para ganhar em definitivo seus pontos, precisaria colar etiquetas dos estados sorteados no respectivo território de num mapa do Brasil sem legendas.

Se quiser experimentar o gerador de bingo do TeAchnology, clique na figura abaixo.

9 Respostas to “Bingo!”

  1. Fernanda Forchito Says:

    Professor Jarbas
    Essa atividade foi bastante divertida, pena que não fui a ganhadora … rsrsrs.
    Realmente é uma idéia muito boa para ser aplicada. De uma forma divertida e descontraída as crianças podem aprender brincando.
    Fernanda 1°APGN 2008.

  2. Mikaelly Says:

    Profª Jarbas
    Achei a aula muito interessante, uma proposta inteligente do qual o aluno ou participante se envolve na atividade,se divertindo e ao mesmo tempo aprendendo.
    bjus
    Mikaelly 1APGN

  3. Elizabete Ferreira Says:

    Prof. Jarbas,

    O único problema de utilizar o Word é que alguns colegas podem ganhar com estratégias sujas, como ocorreu na turma de Licenciatura do sábado!

    Bete

  4. Olga Takinami Says:

    Olá professor,
    A cada formação você nos indica sites muito interessantes. O portal teachnology é um deles. Com certeza iremos indicar para os professores. Os recursos do bingo são bem legais e as estratégias sugeridas para dar ao jogo maior “consistência didática” (gostei do termo!) são melhores ainda!

  5. Juliana Lima Says:

    Professor,
    Acho o máximo quando nos apresenta opções educativas que mantêm a criatividade na arte de ensinar.
    O bingo é simples de fazer, não há complexidade, e o melhor: há apenas o que interessa. É uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer matéria/assunto e tem o dinamismo necessário para manter os alunos no foco do objetivo sem ser cansativo ou chato.

    Gostei demais do bingo…

  6. almiro santana Says:

    Eu gostaria de receber um modelo de cartela de bingo para usar em ciências de modo que fosse possível inserir outras questões e ilustrações.
    agradeço antecipadamente

  7. jarbas Says:

    Caro Almiro,

    Não tenho o modelo que você solicita. O gerador de cartelas bingos que cito não tem conteúdo. Ele pode gerar dois tipos de cartela: 3X3 ou 5X5. Mas é o professor que deve escolher os conteúdos e a dinâmica a ser desenvolvida. É com base nisso que ele preencherá as cartelas. Abraço, Jarbas.

  8. alfredo anciaes Says:

    Apreciei. parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: