Usos do Slideshare em educação

Estou coordenando uma oficina sobre usos educacionais da internet na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo. Sugeri às participantes duas ferramentas de trabalho: o Slideshare e o php webquest. Hoje, ao navegar pelo slideshare, tive algumas idéias que quero compartilhar.

A gente se associa ao Slideshare para compartilhar produções em Powerpoint. Isso é congruente com o próprio nome da ferramenta. Mas, com um pouco de imaginação podemos ir mais longe. Acho que podemos fazer duas coisas mais numa rede de ensino: constituir um acervo útil para os professores, propor produções de autoria para os alunos.

No caso do acervo, vejo as coisas da seguinte forma. A Secretaria ou o sistema de ensino organiza um plano de seleção de recursos do Slideshare. Essa seleção de recursos pode ser feita por um grupo representativo de professores (quanto mais participantes melhor). O resultado da seleção pode ser publicado numa webpágina e/ou divulgado por meio de uma lista de discussão. Cada título selecionado deverá ter um tratamento padronizado para orientar escolha dos professores usuários. A padronização pode ser feita por meio de uma ficha técnica com os seguintes itens:

  • Área de interesse [com indicação de uma ou mais disciplinas em que o material poderia ser utilizado].
  • Série [indicação da série ou séries em que o material pode ser utilizado].
  • Título do material.
  • URL [endereço do material na web]
  • Sinopse [descrição do material de modo claro e simples, num texto de três ou quatro linhas]
  • Objetivos educacionais [indicação dos saberes e competências que o material pode promover]
  • Indicações pedagógicas [texto de três ou quatro linhas com sugestões de como utilizar o material com bom aproveitamento para o ensino-aprendizagem]

Há, é claro, necessidade de que um projeto como esse tenha uma coordenação que irá avaliar, corrigir – se necessário – as fichas originais, publicar o material e incentivar seu uso. Além disso, dentro do mesmo projeto, podem ser incentivadas propostas de produção em Powerpoint que seriam publicadas no Slideshare pelos professores-autores.

No caso dos alunos, acho que o Slideshare pode ser um bom instrumento para, de modo muito simples, abrir uma janela para a autoria. Não imaginei nada específico quanto a isso. Mas, as possibilidades de uso são bastante claras e simples. Basta incentivar os professores a tentarem caminh0.

  • Para ver uma produção interessante, compartilhada via Slideshare, veja como seus olhos podem enganar você:
Anúncios

90 Respostas to “Usos do Slideshare em educação”

  1. Miriam Says:

    Oi Jarbas!
    Acho que essa idéia de construir esse acervo é muito bacana e pode ser útil para os professores. Se vc me permite um palpite, a publicação desse acervo ficaria interessante se fosse usado um wiki. Assim todos do grupo poderiam publicar diretamente as suas indicações/ fichas técnicas, as tags poderiam facilitar a consulta. E se os comentários fossem habilitados, as conversas entre os usuários e grupo de autores poderiam acontecer.
    Estou começando um wiki. o edu 2.0, onde estou reunindo os recursos de web 2.0 que podem ser interessantes para atividades e projetos. Tem sido um bom exercício!
    abço

  2. Célia Says:

    Olá Jarbas

    Estou fazendo o curso com vc em S.B.C e achei o slideshare uma ferramenta muito interessante, a idéia de formar um acervo é uma idéia que já temos amadurecido aqui até com a própria produção das professoras daqui, a publicação também sabemos que quando o aluno produz com uma intencionalidade é muito mais significativo penso que como vc mesmo diz o importante é deixar a imaginação rolar e as possibilidades virão.

  3. jarbas Says:

    Oi Miriam,

    Muito boa sua proposta. Local comum para publicações coletivas é uma característica da Web que pode alavancar modos novos de produzir e compartilhar saberes. Vou transmitir essa sua colaboração para o povo de SBC.
    Ao mesmo tempo,convém observar que possíveis exigências burocráticas podem impedir tal modo construir saberes em espaço público. Essa novidade libertária assusta gente que não consegue compreender que novas ferramentas mudam completamente o meio ambiente. Como diz Neil Postman,”o efeito de novas ferramentas não é aditivo (o resultado não será mais velhas soluções+nova ferramenta), mas é o de alterar de modo significativo as relações num dado nicho ecológico (o resultado será algo completamente novo”. Abraço grande, Jarbas.

    Oi Célia,

    Muito boa sua contribuição nesta conversa. Acho importante que os professores possam contar com acervos. Acervos de diversas categorias (blogs, wikis, objetos de aprendizagem, materiais de referência, jogos, webquests, webgincanas etc.). A formação de acervos selecionados pode ajudar bastante nossos mestres, sempre tão ocupados e sem tempo para pesquisar na internet tudo que poderia ajudá-los em seu oficio. Os acervos não criam obrigação,apenas colocam ao alcance do professor coisas que ele dificilmente descobria de mod solitário. Abraço grande, Jarbas.

  4. Miriam Says:

    Jarbas,
    Essa sua resposta me acendeu uma luz vermelha… ou terá sido verde?? de alguma forma me fez encontrar um fio da meada que procuro há mais de dois anos.
    Foge da minha compreensão que, dada as condições das escolas hoje, não passe na cabeça dos burocratas de plantão que essas relações precisam ser modificadas!
    abço

  5. Beth Says:

    Entrei em contato com o seu site hoje, por indicação de uma amiga.
    Sou pedagoga e trabalho numa escola particular de São Paulo, também trabalho com crianças que tem dificuldades de aprendizagem e utilizo jogos para “desenvolver e encaminhar” o pensamento dos alunos….
    Na escola que trabalho os alunos tem um blog onde os mesmos escrevem fatos do dia a dia, comentam sobre conteúdos estudados a partir da 1ªsérie (2º ano), quando ainda estão em alfabetização.
    Me intereressei pelo seu comentário e gostaria de perguntar para você,Jarbas, qual a idade que você aconselha trabalhar com Slideshare?
    A propósito, adorei a produção compartilhada, achei o máximo!!!Já conhecia aqueles “classicos” da velha e moça e um do cavalo.
    Abraços Beth

  6. jarbas Says:

    Oi, Beth,

    Bom contar com você nesta conversa. Quando puder apareça no nosso Boteco e entre em algum papo que for do seu interesse.
    Acho que não tenho uma boa resposta para a sua pergunta.Mas,d qialquer forma, vou dar um palpite. O material compartilhado no Slideshare precisa ser construído no ambiente do Powerpoint. Por isso,a primeira parte da minha resposta é: o uso do Slideshare para o compartilhar de produções (de alunos) dependerá de capacidade de usar a ferramenta de produção [presumo que crianças de uns oito anos já são capazes deste feito; mas, como disse, isto é um palpite], A segunda parte da minha resposta refere-se ao compartilhar [em qu idade começamos a ter prazerem compartilhar aquilo que sabemos?].Finalmente, publicar no Slideshare é um caminho para se sentir autor. Acho que qualquer criança gosta de mostrar em público sua obra [em escolas infantis,as crianças de 3/4anos têm o maior orgulho de mostrar publicamente para os pais e outros adultos seus desenhos expostos numa parede da escola]. Em linguagem acadêmica elaborada, isso se chama “Celebração da Aprendizagem”. É ótimo celebrar conquistas de aprendizagem , em qualquer idade, Tal celebração significa identificação do produtor com a obra. O engraçado que celebração da obra acontece muito no trabalho e muito pouco na escola.Hoje celebramos apenas feitos na educação infantil. É raro assistirmos celebrações da aprendizagem de alunos depóis do sete anos de idade. Acho que falei demais. Agora é sua vez. Algum outro comentário? Abraço grande, Jarbas.

  7. Miriam Says:

    Jarbas,
    Eu tenho certeza, por experiências passadas, que crianças a partir do 8 anos conseguem trabalhar com a produção de slides. Claro que as apresentações não ficam extremamente elaboradas. E, em 2003 ou 2004, numa classe de 4ª série fizemos um projeto, “Países do Mundo” usando powerpoint. Os alunos inseriam as informações sobre o país escolhido, mapa, hino, músicas típicas, fotografias e até pequenos vídeos da encarta. E depois mostravam as apresentações no salão de vídeos (um auditório) da escola…
    Qto ao slideshare, ele aceita não só arquivos do powerpoint: podem ser apresentações feitas com o open office e no formato de apresentação pdf…
    abço

  8. Beth Says:

    Jarbas e Miriam

    Obrigada pelos comentários,vou compartilhá-los com a equipe da escola, qualquer coisa peço um “Help”.
    De qualquer forma estamos com um projeto de história/geografia sobre algumas imigrações (italiana, japonesa, africana e judaica, uma vez que a escola é judaica) e suas contribuições para São Paulo, tentaremos colocar algo que planejaremos ,nos computadores com os alunos.
    abcs, Beth

  9. Teresa Pombo Says:

    Olá! Aqui de Portugal cheguei ao seu “Boteco” 🙂 via grupo Blogs Educativos e depois de espreitar a Wiki da Miriam. Sou fã do Slideshare. Este ano o SS permitiu usar o PowerPoint de uma forma bem simples na criação pelos meus alunos de 8º ano daquilo a que chamei “Poemas virtuais”. Acho que ficaram lindos mas vocês me dirá. A instrução era simples: um poema por par de alunos; um verso por slide; ula leitura e interpretação que levasse à selecção de uma imagem. O resultado está aqui: http://blogoitavos.wordpress.com/2007/10/

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo seu trabalho!

  10. jarbas Says:

    Alô, Teresa.

    Trabalho lindo mesmo. Imagens e textos integrados para criar beleza. Muito boa sua sugestão para que os alunos ganhem “autoral”. Todos os trabalhos merecem ser vistos e lidos. Vou indicá-los para meus alunos do curso de formação de professores e para as educadoras com quem estou trabalhando no momento em São Bernardo de Campo. Espero também que a Beth, uma das interlocutoras desta conversa, volte aqui e assim possa ser informada sobre o belo trabalho realizado por você e seus alunos. Abraço grande.

  11. edu20: Slides Says:

    […] Usos do Slideshare em educação Nesse post o professor Jarbas Novelino Barato faz sugestões interessantes para o uso de slides tanto para professores quanto para alunos. Suas sugestões podem ser aplicadas aos outros recursos de criação e compartilhamento de slides. […]

  12. Isis Moura Messias Says:

    Infelizmente não consigo acesso ao slideshare, dá sempre erro 408 não sei o que é, antes conseguia sempre agora não funciona mais. Obrigada aguardo resposta!!!!

  13. Simão Pedro Says:

    Meu caro, usaremos este seu post nem um atividade na formação de professores no Projeto UCA. como eles comentarão seu post, prepara-se para uma enxurrada.
    []s
    Simão Pedro
    BH,28.05.11

  14. ALYNNE Says:

    Olá! Aqui é a Alynne de Uberaba e participo da formação UCA aqui na minha cidade. Acredito que as tecnologias são um diferencial no currículo da escola e saber explorá-las é uma tarefa que nos insere nesse mundo desafiador que é a web. O uso do slideshare é uma ferramenta diferenciada pois compartilhar experiências é sempre enriquecedor e assim o conhecimento construído ganha significado. Utilizo o UCA em sala de aula e tento adequá-lo aos conteúdos estudados. Por meio de pesquisas, troca de e-mails, comentários em blogs, etc, os alunos estão a cada dia mais interessados e dispostos a aprender. Todos os recursos disponíveis na web são de extremo valor nesse mundo em que os alunos já nascem teclando. Compartilhar e construir o conhecimento é o que estamos buscando a cada dia. Valorizar as produções dos alunos e fazer com que cada um se sinta sujeito de sua própria aprendizagem é o que nós professores almejamos com a ajuda das tecnologias.

    • luciana Rocha Says:

      Muito bem Alynne ótimas reflexões. As tecnologias apresenta inúmeras oportunidades para o trabalho pedagógico. As Tecnologias Digitais relacionadas à comunicação e informação proporcionaram o no âmbito escolar novos métodos de ensinar e aprender. Entende-se que trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar de forma interativa e criativa colabora para o desenvolvimento pleno do educando.
      O conhecimento ganhou, com o uso das tecnologias, diferentes significados. O que antes estava muito distante da realidade das escolas passa a ser ferramenta fundamental para o aprendizado. Nesse contexto, a era das tecnologias tem estado cada vez mais presentes nas relações sociais

  15. Elda Vale de Lima Says:

    Olá Jarbas,

    Sou professora de uma escola municipal em Belo Horizonte e participo da formação de professores no Projeto UCA,que por sinal está maravilhoso.
    Estou muito interessada em tudo que possa despertar interesses e motivar meus alunos para aprendizagens mais eficientes. Acho extremamente interessante usar o slideshare para constituir um acervo, onde nós professores poderíamos buscar novidades,pesquisar e trocar informações sobre nossas práticas pedagógicas, muitas vezes tão solitárias.
    Os alunos, com toda certeza,sabendo que o resultado de seus estudos e pesquisa será publicado no slideshare se sentirão bastante motivados, criando responsabilidades, numa aprendizagem mais interessante e compartilhada.Acredito que o professor bem capacitado e informado estará preparado para os desafios do mundo informatizado na educação.

    Abraços Elda

  16. Edirlaine Says:

    Olá, Jarbas!

    Meu nome é Edirlaine, atuo como professora em Belo Horizonte há 28 anos e estou participando da formação de professores no Projeto UCA. O uso do laptop e da internet em sala de aula é algo novo para mim e ainda estou aprendendo a utilizar os recursos disponíveis como meio de favorecer a aprendizagem e a interatividade. Ideias como as suas revelam outras possibilidades de ensino e aprendizagem e têm contribuido para que algumas mudanças ocorram em minha prática. A meu ver, a proposta de construção de um acervo com produções de autoria para uso de professores e alunos em sala de aula poderá gerar maior rapidez na pesquisa de informações se estiverem armazenadas em um espaço organizado, conforme seus apontamentos. Além do mais, poderá fomentar a produção de novos conteúdos de aprendizagem, ou seja, os diversos sujeitos envolvidos no processo podem se sentir motivados a se tornarem autores de outras produções para que sejam incorporadas também ao acervo. O slideshare utilizado como ferramenta pedagógica, entre outras mídias sociais, pode melhorar a qualidade das aulas, despertar o interesse dos alunos para os conteúdos desenvolvidos no ambiente escolar e aumentar a cooperação e a socialização dos trabalhos entre os usuários. A proposta relativa ao tratamento organizado da informação na linguagem multimídia sugerida por você tende somente a contribuir com a preparação, desenvolvimento e avaliação das atividades em sala de aula, com reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem. Parabéns pela sugestão!

  17. Fabiene Says:

    Olá Jarbas,

    sou Fabiene e como o Profº. /Coordenador Simão Pedro já o preparou, venho realizar a atividade do Projeto UCA, mas com satisfação pela oportunidade de conhecer e poder interagir no espaço que bem criou. Achei muito pertinente seu trabalho, pois é interessante que todos, ou pelo menos que, cada vez mais, mais pessoas se inteirem dos recursos disponíveis na Internet, tendo em vista que já há muitas ferramentas boas e que há um aumento significativo pelo dinamismo, criatividade e saber do homem em relação ao uso e à disponibilidade das tecnologias. Parabéns por compartilhar esse saber e contribuir com a circulação desse conhecimento.

    Fabiene

  18. Valdene Says:

    Olá Jarbas!

    Sou professora das redes municipal e estadual de ensino em BH. Estou participando da formação de professores no Projeto Uca. Através de atividades propostas em nossa formação li seu post. Achei bastante interessante a ideia de utilizar o slideshare para constituir um acervo para os professores, pois com a quantidade de informações que a internet disponibiliza precisamos nos preparar para as múltiplas interpretações da realidade, buscando uma nova forma de acesso ao conhecimento. Confesso que tudo isso é muito novo para mim. Estou me esforçando e me preparando para utilizar a tecnologia como uma aliada na reconstrução de minha prática pedagógica. O slideshare é um ótimo recurso pedagógico que, com certeza, vai despertar muito o interesse dos meus alunos, tornando as aulas bem mais interessantes, onde o conhecimento será construído e compartilhado.

    Abraços

    Valdene

  19. Heloisa Helena de Oliveira Veloso Says:

    Sou professora da rede municipal de ensino em Tiradentes.Participo do projeto UCA .Pode concluir que o uso do lap top e da internet na sala de aula é algo novo tanto para mim quanto para meus alunos.Principalmente para alguns deles,pois muitos não tem acesso a internet.Portanto é um uso necessário para que os alunos tenho contato e conhecimento para interagir com as novas tecnologias

  20. angela abadia silva rodrigues Says:

    Olá, Jarbas!
    Sou professora na rede municipal em Uberaba e participo do projeto UCA. Já aprendi muito desde que iniciei o curso com o pessoal da PUC MINAS e gostei muito da ferramenta slideshare! Os alunos ADORAM imagens, vídeos, apresentações e ficarão muito entusiasmados quando puderem utilizar esta ferramenta produzindo e apresentando seus trabalhos. Acredito nas novas possibilidades de uso didático das ferramentas da web 2.0 porque representam a modernidade, a inovação, a inclusão do trabalho escolar no mundo tecnológico!
    Um abraço,
    Angela

  21. Domingos Says:

    Tudo que é para melhorar a educação nos fazem otimistas, mas a realidade grita mais alto e poucos escutam ou fingem habitar outro planeta.

  22. Luzia Santos Guimarães Says:

    Sou professora do município de Tiradentes ,também faço parte do projeto UCA.Apesar de ter ainda dificuldade em manusear o laptop procuro me esforçar para que eu possa me interagir com os meus alunos nesta nova etapa da educação utilizando a tecnologia.

  23. Leticia Palma Alves Magalhaes Says:

    Olá Jarbas, sou professora da rede municipal de Belo Horizonte e participo do projeto UCA. Não posso dizer que tem sido fácil refletir e consentir que toda essa tecnologia ganhe espaço consideravel em minha atuação em sala, tenho me esforçado para sair de minha zona de conforto ja adquirida ao longo dos anos para abrir espaço para esses novos instrumentos. Conhecer pessoas como você me motiva a perceber que e possivel fazer diferente sem perder a qualidade. abraços

  24. Marcelo Paulino Says:

    Olá Jarbas,
    Sou professor da RME de BH e acredito que as TIC’s são para nós um grande apoio. É muito importante que busquemos alternativas e as aprimoremos cada vez mais

  25. Ercilia de Fátima Pegorari Silva Says:

    Olá Jarbas,
    Sou professora de Geografia na Escola Municipal Uberaba. Estou fazendo o curso do UCA pela PUC-MG. Tenho aprendido muitas novidades com este curso e estou ampliando os meus conhecimentos de como mexer com a máquina, a internet e o que o computador pode me oferecer como ferramenta na educação.
    Por outro lado, ao ler suas experiências e de outros professores, vejo que preciso aprender muitas coisas ainda.
    O comentário que faço sobre como compartilhar conteúdos, conhecimentos, é que devemos ser prudentes
    na elaboração de páginas compartilhadas, indicar os saberes que se deseja apreender, os descritores e competências das atividades desenvolvidas.
    Um projeto de grandes proporções é necessário passar por correções e adequações, para um melhor aproveitamento do material editado e compartilhado.
    As imagens mostradas que nos dão dupla interpretação, são bons exemplos do cuidado que devemos ter ao compartilharmos conteúdos ou simplesmente fotografias.

  26. Geni Maria da Silva Alves Says:

    Oi Jarbas!
    Leciono em uma Escola Municipal de Belo Horizonte que participa do Programa UCA (UM COMPUTADOR POR ALUNO).
    Vivemos um momento de desafios e descobertas em relação as ferramentas disponíveis na internet. Estou aprendendo a usar Slideshare e confesso estou “batalhando” para isso. Li seu post e gostei muito de suas ideias. Um acervo será muito útil e prático para tornar as aulas mais atraentes e criativas e , também, um estímulo para produções de apresentações de professores e alunos.Sem falar das inúmeras possibilidades que isso traz. Parabéns!

  27. Wilson Henrique Giovanini Says:

    Olá Jarbas !
    Sou o professor Wilson H. Giovanini, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, estou atualmente trabalhando na Gerência de Educação da Regional Leste, atuando no acompanhamento pedagógico às escolas. Estou participando do curso UCA, um computador por aluno que vem me proporcionando a ampliação dos meus conhecimentos PEDAGÓGICOS na área da TIC’s. Analisando a proposta do uso slideshare com nossos alunos, creio que seria com certeza um avanço na busca da participação, elaboração e criação do conhecimento por parte dos alunos e seus professores. Quanto a elaboração do acervo, gostaria de avaliar a proposta com mais detalhe. Com relação à webquest, creio que seria muito interessante a construção das aulas em parceira entre professores(as) e alunos(as).
    UBUNTU A TODOS(AS) !

  28. NICOLE Says:

    Olá Jarbas,

    Meu nome é Nicole e sou professora de Educação Física da rede municipal de Uberaba. E fico imensamente feliz de acompanhar a evolução das tecnologias nas escolas. Uma dificuldade encontrada, era a ligação das estratégias utilizadas na graduação com os instrumentos disponíveis nas escolas. Esta tecnologia será de vital importância, para os professores. Para os alunos acredito também ser uma ferramente muito importante, mas como citou minha colega Ercília, com cautela. O que não impede de ser utilizada. Não conhecia o Slideshare. Mas fiquei muito entusiasmada e espero que meus alunos também aproveitem estas ferramentas para melhorar o aprendizado. Parabéns!
    E parabéns a todos os professores que estão se qualificando e buscando o auxílio das tecnologias… mais um grande desafio na educação!

  29. Marly Costa Assis Aroeira Says:

    Jarbas,
    sou professora na Rede Municipal de Belo Horizonte. Tenho trinta anos de escola pública. Participo do Projeto UCA e estou vivendo um grande desafio. Sair do convencional, da minha área de segurança é muito difícil. estou fazendo um grande esforço e até agora o grande desafio é o slideshare. Quero aprender para aplicar em sala de aula e quem sabe, atrair a atenção dos alunos com esta inovação. A possibilidade de compartilhar ideias com outros professores é muito boa, visto que podemos aprender e ensinar ao mesmo tempo. A tecnologia nos liga ao mundo mundo. Vamos aproveitar a oportunidade.

  30. Cristina Márcia de Oliveira Says:

    Oi Jarbas,

    Meu nome é Cristina e sou professora de Física em BH e embora atualmente esteja fora de sala de aula, acho que a idéia de construir um acervo muito bacana e de grande utilidade para os professores, já que a maioria trabalha de forma muito solitária. Estou começando meus primeiros passos no Wiki e pelo pouco que sei, acho que também seria bem bacana se ele fosse utilizado pois permitiria a publicação direta dos participantes!!!

    Abraços,
    Cristina

  31. Luzia Santos Guimarães Says:

    A aula apresentada com slayde torna-se mais chamativa prendendo mais atenção dos alunos pois a leitura das imagens surte efeitos positivos , reforçando a aprendizagem através da visualização,tornando assim a aula mais prazerosa.

  32. Jaci Gonçalves Cardoso Says:

    Acho uma boa idéia do professor Jarbas, em usar o Slidehare na escola, pois a cada dia que passa notamos ainda mais que devemos nos adaptar e explorar o uso da tecnologia, precisamente a internet nos que diz respeito ao ensino aprendizagem.

  33. Geraldo H. Bicalho Says:

    Olá Jarbas,

    Sou professor da Rede Municipal de educação de Belo Horizonte e estou participando do curso do UCA.
    Acho que poder compartilhar, comentar e dividir nossos trabalhos com todos, nos coloca na posição dos “novos” autores da Web.
    Um abraço

  34. Helena Schirley T. de Lima Says:

    Prof. Jarbas,
    Sou professora da Rede Municipal de Belo Horizonte há 24 anos.
    Minha Escola participa do Projeto UCA ( Um Computador Por Aluno).
    Apesar de tudo ser muito novo,tem me dado grande prazer lidar
    com essas novas ferramentas. Ainda estou aprendendo. Acabo de conhecer o SlideShare e achei muito interessante. Sua prosposta de acervo é bastante avançada. Gostei muito e acredito numa troca de experiências incríveis através do mesmo.
    Parabéns,
    Helena Schirley

  35. Ana Lázara Says:

    Espero poder compatilhar dos recursos do slideShare com meus alunos em sala de aula, a fim de proporcionar aos mesmos a aquisição de ferramentas que despertem a criatividade e maior aproveitamento das opções disponíveis neste site.

  36. Vera Lúcia (Paraíba) Says:

    Sempre tive vontade de trabalhar com slideshare, mas a escola em que trabalhava, a tv pen-drive não funcionava. agora espero que esse projeto me d~e subsídio para este curso dado pela UCA espero dar aulas atrativas.

  37. Flávia Says:

    Sou professora do Ensino Fundamental e trabalho no Departamento de Educação da cidade de Tiradentes –MG. Estou participando do curso referente ao Projeto UCA e fiquei conhecendo agora o slideshare. Espero me inteirar ainda mais dos recursos disponibilizados neste site e quem sabe contribuir efetivamente com a Secretaria de Educação na organização de um plano de seleção de tais recursos e na proposta/projeto sugerido de construção de um acervo útil para os professores e de produções de autoria para os alunos, tomando claro, os cuidados necessários.
    A proposta de uma coordenação para avaliar, corrigir, publicar e incentivar é fundamental, pois é uma forma de organização, que visa a divulgação e consequentemente, a aprendizagem/conhecimento.
    Hoje você está compartilhando sua ideia, amanhã poderemos compartilhar nossas experiências e assim, contribuir significativamente para a melhoria na educação, partindo do contexto da sala de aula, seja para aperfeiçoamento da prática e/ou da aprendizagem como um todo.

  38. Fabiano José Rodrigues de Oliveira Says:

    Olá Jarbas, Sou Professor e Técnico na Escola Municipal Uberaba, a primeira escola a receber o projeto UCA na cidade de Uberaba. Estou realizando o curso do UCA pela PUC-MG. Utilizando o Slide Share, é possível realizar esse projeto, com a interação de todos acredito que possamos realizar e elaborar conteúdos programáticos de interesse que disperte uma atenção maior na aprendizagem dos alunos.
    Uma realização deste processo se dá pelas experiências e aprendizado compartilhado entre os professores e alunos, para que o conteúdo não se torne monótono, afim de um melhor aproveitamento do material.

    Abraços.

  39. Franny Barbosa Says:

    Também sou professora e coordenadora em Tiradentes-MG e estou trabalhando com o UCA. Estou conhecendo agora esta ferramenta Slideshare. Em 2009 realizamos junto com os alunos e professora Joana na Escola Municipal Marília de Dirceu um trabalho de Educação Patrimonial onde através de pesquisas os alunos criaram um slide com fotos e textos dos monumentos históricos da nossa cidade.Foi muito interessante porém o trabalho ficou somente entre os alunos e todos que visitaram a exposição, hoje com esta ferramenta podemos compartilhar com todos.

  40. Helenice Angelo Says:

    Oi Jarbas !
    Sou Helenice , professora da rede municipal de Belo Horizonte.
    Achei muito legal essa ideia de construir esse acervo.Será muito útil para o professor. .A formação de acervos selecionados pode nos ajudar bastante, devido a nossa falta de tempo para pesquisar na internet tudo que precisamos.Estou batalhando para aprender o máximo possível durante o desenvolvimento do Projeto UCA aquí na Escola.Espero futuramente usar bastante o slideshare.
    Abraços

  41. Maristela Campos Says:

    Olá Jarbas!

    Sou de uberaba e participo do curso de formação UCA Um Computador por Aluno. Eu não conhecia o slideshare e achei muito interessante. Acredito que os alunos também irão gostar muito, poder explorar essa ferramenta despertará a criatividade e o interesse pelas aulas.
    Quanto ao acervo será muito bom´pois professores de diferentes áreas e estados poderão socializar os trabalhoa e as experiências positivas.

  42. ana maria da fonseca barros Says:

    Olá Prof. Jarbas,

    Meu nome é Ana Maria da Fonseca Barros, sou professora de Geografia e História, da Rede Municipal de Belo Horizonte e participo do projeto UCA.
    Tenho tido muita dificuldade em relação às novas tecnologias, pois para mim estas tem sido, realmente, uma grande novidade. Mas, como temos visto o professor que não se alfabetizar digitalmente, estará fora da realidade. Assim, tenho me esforçado para aprender a usar as novas tecnologias da informação.
    O Slideshare é uma ferramenta fantástica, que provavelmente motivará muitos dos meus alunos da EJA.
    Através do Slideshare todos poderão compartilhar seus vídeos, pois as disciplinas por mim ministradas tem na imagem importante recurso de ensino/aprendizagem.
    Acredito que no momento da confecção de tais vídeos os alunos são obrigados a pesquisar, buscando informações pertinentes ao conteúdo. Por fim, a busca do conhecimento se faz autônoma, a partir do interesse do próprio educando.
    Numa perspectiva construtivista o aluno será o próprio responsável pela sua formação e compartilhará com seus colegas através de ferramentas como o slide share. O que trará motivação e uma maior comunicação entre os grupos de alunos e estes com o professor.

  43. Ana Paula da Silva Santos Says:

    Olá,

    Moro em Uberaba e, no momento, faço o curso de formação UCA Um Computador por Aluno. Achei sua proposta muito significativa, pois o professor poderá expor seus trabalhos, dinamizar mais sua própria prática e, ainda, terá mais uma fonte de pesquisa. Compartilhando materiais, boas ideias serão promovidas, boas ações educativas serão divulgadas. Acredito, também, que a utilização do slideshare pelos alunos poderá auxiliá-los na organização dos seus pensamentos, possibilitando, por meio da montagem das apresentações, a sistematização do que aprendem em sala de aula.

  44. GENOVEVA Says:

    Sou professora na escola municipal ” Marília de Dirceu” em Tiradentes-MG e estou aprticipando e trabalhando com o projeto UCA. Estou conhecendo agora esta ferramenta Slideshare. Este ano estou desenvolvendo uma atividade em arte com meus aluno e pretendo usar esta ferramenta.
    onde os alunos possam através deste trabalho divulgar cada um a sua arte e seu talento.Todos os trabalhos merecem ser vistos e lidos.
    Tenho certeza que será muito importante para o desenvolvimento de meus alunos compartilhando com todos. A publicaçao com mais este recurso que estou conhecendo faz com que cada criança se sinta um pouquinho do que é ser autor de sua obra.

  45. Alessandro Correa Says:

    Oi,

    Como todas as ferramentas e recursos proporcionados pelas tecnologias, o SlideShare é mais um atrativo interessante para os alunos que se interessam por estas linguagens. O acervo poderá se tornar fonte de estudo e estar de acordo com os conceitos de rede da web 2.0, interatividade num ambiente colaborativo e criativo.

  46. Juliana Says:

    Olá Jarbas,
    Meu nome é Juliana, sou professora da cidade de Uberaba/MG. É muito importante está troca de experiência, acredito que a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC como ferramentas pedagógicas é fundamental no contexto atual. O slideshare é mais uma ferramenta pedagógica que contribuir para uma inovação no contexto escolar.

  47. Claudia Queluz Says:

    Oi Jarbas!
    O mais interessante em suas coloocações sobre o uso do slideshare em sala de aula é que nos abre a possibilidade de compartilhar o que produzimos. E ainda mais empolgante é saber que nossos alunos, assim como nós, não precisam “guardar” o conhecimento só para eles, mas sim, compartilhar como pessoas em todo mundo. O conhecimento vai além do ambiente escolar e isso é exemplificado com o uso dessas tecnologias.

  48. Marise Says:

    Jarbas,
    Achei muito interessante o seu trabalho e as considerações sobre o slideshare.
    Espero utiliza~lo com criatividade juntamente com meus alunos

  49. Áurea Regina Damasceno Says:

    Olá, Jarbas,
    Parabenizo pelo post e, também me desculpo por me estender tanto no comentário. Reconheço que sou bastante prolixa para escrever.
    Pediram-me que fizesse “um comentário, crítico, sobre a proposta de utilização do Slide Share na escola”, exprimindo minha “opinião, “principalmente considerando a realidade” do meu “cotidiano como professor”. Sinto muita dificuldade em emitir minha opinião, considerando meu cotidiano como professora, se não me situar nesse cotidiano para que você ou outra pessoa que seja saiba de que lugar estou falando. Enfim, foi isso que aprendi nas minhas práticas de aprendizagem de leitura e escrita.
    Sou professora de Língua Portuguesa, há trinta anos na rede pública e privada de Belo Horizonte. Encontro-me aposentada em um cargo e prestes a aposentar no segundo, em uma Escola Municipal de Belo Horizonte, que participa do Projeto UCA (Um Computador Por Aluno), onde trabalho num projeto de intervenção pedagógica com alunos de 12 a 15 anos, que apresentam grandes dificuldades na alfabetização e letramento e na coordenação pedagógica de professores das quatro séries iniciais. Trabalho também com formação de professores em Minas Gerais e em outros estados e em alguns cursos de pós-graduação, onde leciono Pedagogia Universitária e Metodologia de Pesquisa.
    Acredito e defendo que o Slide Share agrega potencialidades às aprendizagens do professor e do aluno, pois permite o registro e troca de experiências pedagógicas de ambos – prática difícil no meio educacional tanto para docentes como para discentes. Os primeiros por motivos os mais diversos (fatores de natureza pessoal e profissional, como a cultura do individualismo, o medo, a insegurança, o sentimento de ausência de formação, a competência não utilizada e a incompetência negligenciada, a identidade do professor, a resistência pessoal e institucional; e fatores de natureza organizacional, como: inadequação dos espaços e tempos escolares, sobrecarga de trabalho e gestão da unidade escolar) Os segundos, por terem seu professor ou professora, seja lá de que disciplina for, como praticamente o único destinatário de suas produções, motivo pelo qual não se sentem interessados em produzir textos, pois não reconhecem sua função social. Ressalvo que muitas práticas já vêm mudando essa realidade dos professores e alunos, mas ainda há muito a trilhar e o Slide Share pode ser um bom caminho.
    Fico imensamente feliz em ler os comentários publicados em seu post pelos professores, entretanto vivo um paradoxo. Fico feliz porque os professores, sejam eles atuantes em que cidade for, estão acreditando e pondo muita fé na melhoria de sua prática pedagógica e, sobretudo, na melhoria de suas condições de trabalho – alunos interessados e possibilidade de troca de experiências entre professores são condições de trabalho que acredito muitos sonham e buscam – e, ao mesmo tempo, triste ao pensar que eles podem se decepcionar e passar a desacreditar nas potencialidades das tecnologias para sua formação e a formação de seus alunos ou subutilizá-las, como já aconteceu e acontece com a utilização dos vídeos nas salas de aula, com os vários passeios que são proporcionados de última hora aos alunos, porque tem que gastar o dinheiro em caixa, ou é o momento em que há um ônibus disponível.
    Considerando a realidade do meu cotidiano como professora, como me foi pedido que escrevesse, as escolas públicas, infelizmente ainda sofrem os impactos de políticas públicas que desconhecem suas realidades. Tomando as palavras de Neil Postman, por você citadas no post em resposta a Mírian, ”o efeito de novas ferramentas não é aditivo (o resultado não será mais velhas soluções+nova ferramenta), mas é o de alterar de modo significativo as relações num dado nicho ecológico (o resultado será algo completamente novo”. Em Belo Horizonte, estamos tentando utilizar novas ferramentas, sem pensar nas necessárias mudanças dos “nichos”. E são “nichos” de naturezas diversas. Se os “nichos” não mudarem, e isso não depende unicamente de professores e alunos, ambos poderão desacreditar de suas novas investidas e desistir da empreitada. Daí fico a pensar será que daremos conta de sustentar o entusiasmo de todos os professores, sobretudo os de Belo Horizonte, – as outras realidades não conheço – que estão comentando no seu post, se eles não começarem a discutir as dificuldades encontradas em seus “nichos”, apresentarem propostas e ficarem apenas na empolgação fora deles? E quando neles entrarem? Ou o mergulho nos velhos nichos com novas ferramentas é suficiente para alterar esses nichos?
    Por fim, li, atentamente , os vários comentários, como foi sugerido na atividade,Parece que apenas Domingos expressa em suas palavras uma preocupação com os nichos: “Tudo que é para melhorar a educação nos faz otimistas, mas a realidade grita mais alto e poucos escutam ou [muitos] fingem habitar outro planeta.”
    Um abraço, felicidades e mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

  50. Adriana Says:

    Oi Jarbas,
    Sou professora da RME de BH e também participo do Programa UCA. O sideshare é uma novidade para mim e tenho muito que explorá-lo. Estou certa de que é mais um recurso para utilizar em sala de aula.
    Até breve.

    Adriana

  51. Fabiana Says:

    Olá prof. Jarbas, também faço parte da turma do projeto UCA, sou de Uberaba e iniciei a carreira docente este ano. Já conhecia o slideshare e já me utilizei várias vezes de suas apresentações para dar aulas ou fazer apresentações de trabalho, mas nunca para compartilhar alguma autoria. Como você mesmo disse é uma ótima ferramenta para os professores como forma de adquirir mais conhecimentos e promover troca de experiência. E para os alunos devemos, pensá-lo como um blog, mas como outra forma de divulgação que é o Power point? Além disso, após criar uma conta, pensei que muitos podem ter dificuldade de acesso, pois o conteúdo é em inglês. Não sei se tem outra linguagem disponível. Você pode me tirar essa dúvida? No mais parabéns pelo blog que nos elucida tanto, nessa travessia de busca infindável pelo conhecimento e pela melhoria da educação.

    • jarbas Says:

      Oi Fabiana. Não conheço versão de instruções do Slideshare em português. Mas, não acho que o inglês no caso seja uma barreira muito grande. Adolescentes que conheço e que não dominam quase nada de inglês buscam informação neste idioma para resolver situações que lhes interessam em jogos via Internet. Isso sugere que as pessoas, quando há interesse, podem ultrapassar barreiras linguísticas.
      Lembro-me de que meu filho, anos atrás, ousava inclusive buscar informação em vídeos falados em japonês.
      Sobre a questão do interesse e jogos escrevi um artigo que pode ser encontado em http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal1.pdf .Abraço e obrigado por sua consideração. Continuo à disposição.

  52. Alessandra Says:

    Olá Jarbas!

    Acredito que a escola deve estimular que professores e alunos façam uso das TIC’s e dos recursos por ela disponibilizados. O Slideshere é um recurso que possibilita o compartilhamento de conteúdos entre os usuários, formando uma grande base de conhecimento reutilizável.

    Alessandra

  53. Eulalia Veloso Says:

    Oi Jarbas,

    Sou professora da rede municipal de Tiradentes, atualmente participo do curso de formação do Projeto UCA ministrado pela PUC Minas. Estou aprendendo muito com o curso, compreende que através das tecnologias na escola podemos trabalhar com infinitas possibilidades na construção do conhecimento dentro e fora da escola, uma vez que os saberes podem e devem ser compartilhados e para tal podemos também utilizar um recurso genial que a internet nos oferece, o slideshare. Sua sugestão de criar no slideshare um acervo para o professor e propor que os alunos coloquem suas produções é muito valiosa, pois ter um acervo que trate de variados assuntos é muito bem vindo para nós professores, uma vez que sempre estamos em busca de melhorar nossa prática, e nada melhor do que poder tirar dúvidas, nos informar e também contribuir com o que sabemos. No caso dos alunos poder compartilhar seus trabalhos e mostrar o que sabem fazer é muito significante, pois ao mesmo tempo que aprendem também contribui para novos saberes. Esse processo de aprendizagem sem dúvida contribui para sua auto estima

  54. Sirley longatti Says:

    olá Jarbas!
    Sou professora da rede municipal de Tiradentes, atualmente participo do curso de formação do Projeto UCA ministrado pela PUC Minas. O sideshare é uma novidade para mim e tenho muito que aprender.Espero utiliza~lo com criatividade juntamente com meus alunos Estou certa de que é mais um recurso para utilizar em sala de aula.

    UM ABRAÇO!

  55. simone Says:

    Estou tendo a oportunidade de conhecer o slideshare e apesar de ser ainda uma novidade para mim acredito que essa ferramenta possa contribuir muito para melhorar a qualidade das aulas além de estimular o interesse dos alunos. Achei interessante a proposta do acervo, será uma ótima oportunidade de renovação das ferramentas metodológicas usadas.

  56. Adriana Márcia de Souza Dantas Says:

    Sou professora da rede municipal de Tiradentes, atualmente estou trabalhando com as mesas pedagógicas.Com os avanços tecnológicos possuimos mais recursos em nosso cotidiano, e o slideshare é mais uma rica ferramenta na qual nos possiblita compartilhar com público mais amplo a realização de um trabalho, e assim poder nos enriquecer com as trocas de experiência.

  57. Jacqueline Martins Barbosa Santos Says:

    Olá Jarbas!

    Trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba e estou participando do curso de formação do UCA .Gostei muito da sua proposta em criar uma acervo para professores. Vejo o quanto a tecnologia ligada a educação pode transformar o processo de ensino aprendizagem.
    É visível o fascínio que os alunos têm pela tecnologia e quando o professor utiliza recursos como o slideshare permitindo que eles produzam seu material para publicação, automaticamente esta incentivando este aluno a buscar mais informações, a ter responsabilidade, além de aguçar a sua criatividade, autoconfiança, a interação com outras pessoas, tornando-o um aluno mais participativo e crítico

  58. Isabel Cristina de Lima Teixeira Lucas Says:

    Olá Jarbas,
    atuo na rede municipal de ensino de Uberaba/MG e participo do curso de formação do Projeto UCA ministrado pela PUC Minas. Sobre os usos do Slideshare em educação acredito que se bem trabalhado pode-se constituir numa ferramenta de grande produtividade auxiliando o professor na diversificação de sua metodologia e ao mesmo tempo estimulando o aluno a aprender com mais criatividade e criticidade e de forma mais significativa, pois está aprendendo a fazer, fazendo.

  59. Marise Vaz Says:

    Jarbas,
    Sou professora da rede municipal de ensino em Belo Horizonte e também faço parte do grupo de formação no projeto UCA. Neste momento, diria que as novidades são muitas e em ritmo bastante acelerado. Somos alunos e professores ao mesmo tempo. Achei excelente a sua idéia de se constituir acervos organizados e monitorados do slideshare. Dessa maneira tanto professores quanto alunos, ganhariam em qualidade e quantidade nos estudos e discussões pertinentes a este ou aquele conteúdo. Alem disso o risco de se perder o(s) referencial (is) vai ser menor. Vale a pena. Agora, em se tratando da rede pública de ensino, penso que os desafios são muitos. A começar pela “carência de recursos humanos”…

  60. Noelma Lima Says:

    Olá Jarbas,
    Sou professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, também participante da formação no projeto UCA. No momento, estou em fase de conhecimento do Slideshare, já o havia usado apenas em algumas pesquisas, mas agora pretendo desvendá-lo e utilizá-lo bastante para adquirir segurança e usá-lo em sala de aula com meus alunos.
    A sua idéia do acervo para o professor e das produções de autoria dos alunos é muito boa e pode dar uma certa direçao aos iniciantes, além de dar motivação para o uso educacional do computador de uma forma mais eficiente e dinâmica.

  61. VALÉRIA ANDRADE DE REZENDE Says:

    ACHO O SLIDESHARE UMA FERRAMENTA QUE PODE SER USADA PELOS ALUNOS, MAS ANTES TEM QUE SER BASTANTE EXPLORADA PELOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES O DOMINEM PERFEITAMENTE.

  62. Ana Paula Chaves Vaz de Mello Says:

    O SLIDESHARE É BOA FERRAMENTA, QUE PODE SER USADA PELOS PROFESSORES E ALUNOS. SERVE PARA DAR MAIS DINÂMICA ÀS AULAS E MAIS MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS PARA APRENDER.

  63. Etienne de Laci Guimarães Says:

    Gostei muito de conhecer o slideshare. Sou professora da rede municipal e pretendo usá-lo muito com meus alunos, fazendo muitos trabalhos e atividades interessantes.
    Valeu mesmo.

  64. Kátia das Graças de Almeida Says:

    Achei o slideshare meio complicado de mexer, por isso pretendo me familiarizar com ele bastante para depois tentar usá-lo com meus alunos. É bastante interessante, sou professora da rede municipal e temos o UCA, mas primeiro aprender para depois ensinar.

  65. Kátia das Graças de Almeida Says:

    O slideshare é uma ferramenta para muitos usos, tem muitas utilidades. Pode-se planejar uma aula nele, planejar junto com os alunos várias atividades. Muito jóia. Quero usar.

  66. Maria Elisa Pereira Diniz Maranha Says:

    Gostei de conhecer o slideshare,tem muitas utilidades se for bem trabalhado e bem aproveitado para a aprendizagem. Sou professora da rede municipal de BH e acho que poderemos usá-lo em nossas aulas brevemente através do UCA.

  67. Rosely Maria Valentim Says:

    Sou professora da rede municipal de BH e gosto muito das novas tecnologias e de tudo que facilita e inova a vida. O slideshare vai dar um impulso à educação, inovando e trazendo um novo estímulo para o aluno aprender, pois ele já está cercado de tecnologias, e cabe à escola lhe dar a chance de conhecer mais e saber utilizar. Quanto mais nossos alunos souberem e utilizarem essas novas tecnologias, melhor será para eles a aprendizagem e o conhecimento desse novo mundo que os cerca.

  68. Rosely Maria Valentim Says:

    Hoje já não é mais escolha conhecer as novas tecnologias. É obrigação. Saber usar as ferramentas do computador e tudo o que elas nos oferecem é imprescindível para viver. E aí entra a escola, que não pode negar ao aluno esse novo conhecimento, fundamental para sua vida. O slideshare é uma dessas ferramentas, que facilita e dá um suporte muito bom para se fazer atividades muito interessantes para um novo tipo de aprendizagem, mais ativa e com mais interesse. Achei muito interessante.

  69. Rosely Maria Valentim Says:

    O slideshare pode ser usado com muitas finalidades, mas a que eu acho mais interessante é a questão do uso para se fazer atividades em conjunto: pode-se fazer atividades postadas de vários alunos, pesquisas, atividades desenvolvidas a longo prazo, Acho que vai ser muito legal.Sou professora da rede municipal de BH e temos o UCA. Tomara que consigamos proporcionar aos nossos alunos estas atividades tão interessantes.

  70. Maria Elisa Pereira Diniz Maranha Says:

    O slideshare é muito interessante, tomara podermos usar com nossos alunos.

  71. Ana Paula Chaves Vaz de Mello Says:

    Usar o Slideshare vai ser ótimo, pois vai dar para diversificar as aulas e despertar mais o interesse dos alunos.

  72. Kátia das Graças de Almeida Says:

    Eu gostei de conhecer o slideshare. Achei uma ferramenta interessante. Gostaria de aprender a usar mais perfeitamente para usar com os alunos depois. Vou treinar mais antes de apresentar aos alunos.

  73. Etienne de Laci Guimarães Says:

    O slideshare vai abrir novas perspectivas de aulas e mais motivações para nossos alunos. É uma ferramenta que faz parte do mundo deles e que está mais próxima do cotidiano deles. Nuito bacana.

  74. Maria Elisa Pereira Diniz Maranha Says:

    O slideshare vai trazer novos modos de aprendizagem para nossos alunos e novos modos de ensinar para os professores. Vamos poder usar ferramentas que fazem parte da vivência do aluno e isso é bom porque vai aumentar seu interesse.

  75. Valéria Nunes de Souza Says:

    Eu acredito na educação, e acho que tudo que vem, vem para ajudar. As novas tecnologias estão aí para atender uma demanda que é do mundo e nossos alunos fazem parte desse mundo. A escola tem por obrigação inovar e incorporar essas novas tecnologias, pois a educação tem que ser integral, em todas as dimensões, formando o cidadão para o mundo. E o mundo hoje é tecnologia.

  76. VALÉRIA ANDRADE DE REZENDE Says:

    O slideshare tem tudo para ser um grande sucesso entre os alunos e professores, pois vai ajudar a tornar as aulas melhores e mais interessantes. Além disso, tem a questão tecnológica e de inclusão digital, que faz da escola o lugar privilegiado para a apreensão da educação formal e tecnológica também.

  77. Clarisse Carvalho Says:

    O slideshare é uma boa ferramenta para ajudar os alunos e os professores. É também um bom caminho para a inclusão digital e para o ensino das novas tecnologias aos alunos. É um modo de colocá-los no mundo digital, pois quem está fora desse mundo hoje está fora da vida. Além de tornar as aulas mais prazerosas.
    Eu sou professora de uma escola da prefeitura e meu sonho é ver todos os alunos incluidos digitalmente, para que eles tenham o mesmo acesso e direito a todos os bens e tudo que todos tem.
    Eu sei que o acesso às tecnologias não é tudo, mas já é um bom começo, pois o mundo gira em torno disso hoje.

  78. Marilza Trindade Gomes de Almeida Says:

    Traballho na Escola Municipal professora Alice Lima Barbosa.
    O Slid Share será uma ferramenta diferenciada, que utilizada de forma pedagógica entre outra mídias sociais vai nos auxiliar na qualidade das aulas, despertando o interesse dos alunos para o conteúdos desenvolvidos.
    E o slaid Share tende a contirbuir com reflexos positivos no processo do ensino aprendizagem.
    marilza Almeida

  79. Antonio Duarte Says:

    Penso que o slideshared e outros sites de compartilhamento de apresentações de slides,textos, fotos podem ser bem utilizados para disponibilizar trabalhos para professores, mas também trabalhos dos alunos que são o foco principal do nosso trabalho.

  80. rosemary a franca Says:

    achei muito interessante,porque é uma ferramenta para ajudar os alunos e professores.

  81. fernanda alves marques Says:

    Sou professora da rede municipa de ensino de bh, acredito que o slide share, bem como outras ferramentas e janelas que a tecnologia oferece, auxiliam no difícil processo de enlaçar os alunos e permitir que eles tenham contato com a diversidade de elementos que a cultura disponibiliza.
    Nesta contemporaneidade, complexa e com muitos nomes (líquida, fugaz, imediata, desbussolada…), sinto, como professora iniciante, seduzida por tudo que possa viabilizar formas de conectar meus alunos com saberes construídos pela cultura. Todavia, encontro em um processo de ressignificar estes saberes. Com o slide share, por exemplo, vejo as possibilidades, e tomando emprestado o comentário da professora Aurea, tento ressignificar estes usos com o “nicho” no qual trabalho. As dificuldades de implementação do projeto, e desencontros do ideal com a realidade. Não é minha intençao, tornar este comentário pessimista ou queixoso, porém considero importante (ainda) ressaltar as dificuldades, tendo o cuidado não cair na demagogia ou no romantismo de alguns teóricos da educação.
    O slide share, bem como os blogs, o canal youtube (sim tem coisas legais nele!), dentre tantos são fundamentais e devem ser incorporados aos processos de aprendizagem. É ótima esta iniciativa, mas consideremos nossos “nichos” sem cair na “poliqueixa…”

  82. Sandra de Souza Marcos Says:

    Como o slideshare, a socialização dos trabalhos, tanto dos professores como os dos alunos, ficarão mais dinâmicos.Pessoas do mundo todo poderão trocar opiniões sobre temas abordados na escola, contribuindo para sua melhoria e estimulando nossos alunos a se interessarem mais pela leitura e pesquisa que é,no momento, um dos nosso maiores desafios.

  83. Agda Barbosa Ferreir@ Says:

    Slideshare, é realmente interessante e com certeza incluindo no planejamento pedagógico UCA, despertará curiosidade dos alunos e uma participação mais atenta nas aulas, ou seja, na tela.

  84. maria cléria fernandes Says:

    Olá Jarbas, sou professora da rede municipal de Uberaba. Por meio do UCA tive a oportunidade de conhecer o slideshare, assim pude constatar o quanto as ferramentas tecnológicas podem nos auxiliar na educação.Lendo seu artigo viajei nas várias apresentações, antes restritas ao power point, as quais poderiam ser publicadas e socializadas. A ideia da ficha técnica padronizada facilita a organização e efetivação dos trabalhos.Tenho o hábito de pedir aos alunos apresentações no power point ou movie maker, agora com o slideshare, a motivação será maior, pois os alunos terão um propósito ainda maior, suas produções ultrapassarão os muros da escola.

  85. Natalina L. P. Gomes Says:

    Caro Prof. Jarbas,
    Sou professora e vice diretora da rede de ensino municipal de Belo Horizonte. Sua proposta parece sim ser bastante coerente. Acredito que uma comissão editorial para a avaliação do material seia uma idéia. Além disso, existe um site americano, fundado por um Matemático descendente de indianos que trata do campo da educação, mas através de outra ferramena: vídeos. Interessante notar que o próprio Bill Gates verificou e reconheceu no site um grande empreendimento para o futuro da educaçao, tendo a internet como fator preponderante. Esse cientista, Sr. Khan teve uma idéa simples: criar videos de matemática e enviar via youtube para auxiliar seus sobrinhos. A didática foi tão boa que milhares de acessos depois, o mesmo largou o emprego e se dedica a essa tarefa integralmente. Recebeu doações do próprio Bill Gates e da Google para traduzir o site.
    Vale a pena conferir e se inspirar.
    o site é khanacademy.org
    att,
    Natalina

  86. larissa Says:

    Muito interessante e válida tal ideia. Mas penso que um wiki seria mais viável ainda. Muito mais interativo e foge do tradicional na hora de publicar e/ou produzir no que diz respeito a alunos participarem também.
    Slides são interessantes para o professor deixar lá o que os alunos precisam. Mas, por experiência própria, eles não curtem muito isso de fazer e apresentar slides.
    Já em um wiki o assunto e debates fluem mais.
    Obrigada!
    Larissa

  87. Marco Antonio Pinheiro Says:

    Olá

    Meu nome é Marco Antonio Pinheiro, sou professor dos cursos de Pedagogia, Geografia e Publicidade e Propaganda da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí – SC.
    Estou iniciando um projeto chamado Sala de Aula 3.0, que é um Canal de Vídeos no Youtube (estes canais são popularmente conhecidos como Vlogs).

    O Objetivo do canal é a disponibilização de Tutoriais gravados por mim abordando recursos gratuitos da Internet, os chamados Recursos 2.0, para uso dos professores.
    Desta forma peço seu auxilio na divulgação desta iniciativa para seus professores.

    Segue abaixo o link do canal do Youtube

    http://www.youtube.com/saladeaula30

    Os professores podem assinar o canal de forma gratuita para sempre serem avisados quando novos vídeos forem disponibilizados.

    Agradeço a ajuda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: