Webmúsica e educação: complemento 1

Comentário da Marli, edublogueira maior e frequentadora deste estabelecimento, lá no Aprendente, me incentivou a continuar especulação sobre usos do repositório musical Goear em educação. Hoje, enquanto um competente barbeiro, o Vanderlei, procurava dar mais decência aos meus cabelos em vias de extinção, maquinei mais uma alternativa de trabalho com o referido repositório. Pensei numa proposta de criação de blog coletivo de uma classe ou grupo de alunos. A solução, aliás, decorre de experiências que a Marli já fez no campo da literatura e escrita.

Pensei num blog coletivo temático. Não defini o tema, mas minhas maquinações ficaram no campo de algo que pudesse ensejar estudos de diferenças e semelhanças culturais. Pensei num projeto para alunos do Rio Grande do Sul estudando diferenças e semelhanças entre sua cultura e as culturas hermanas da Argentina, Uruguai e Chile. Todas as comparações deveriam ser ilustradas musicalmente com material alojado no Goear.

Um blog como o proposto poderia abordar conteúdos no campo de comunicações e artes (literatura, espanhol português, música), geografia, história, política, ciências sociais. Não cheguei a pensar num tema agregador para tudo isso. Mas não deve ser muito difícil descobrir um ou mais temas agregadores. Pensei algumas orientações, tais como:

  • Todo post deveria examinar uma situação de semelhança ou diferença entre culturas, sempre com uma ilustração musical de material do Goear.
  • Cada autor ou grupo de autores teria alguma especialização de sua escolha no campo da cultura, política ou história.
  • O blog teria um tempo determinado de existência editorial (um ano ou um semestre).
  • Cada autor ou grupo de autores deveria assumir o compromisso de pelo menos uma postagem semanal.
  • Os autores deveriam buscar correspondentes para o blog (uma boa opção seria a de encontrar correspondentes nos países hermanos; essa providência garantiria um fluxo de comentários – inclusive em espanhol).

Seria bom definir um grupo de artistas que mereceriam pesquisa de suas músicas. Se alguém quiser aproveitar minha primeira tentativa de verificação sobre o que já há no repositório, listo aqui um grupo de peso do lado de los hermanos: Teresa Parodi, Cuarteto Zupay, Daniel Viglietti, Soledad Pastorutti, Antonio Tarrago Ros, Nacha Guevara, Inti Illimani, Quilapayun, Horacio Guarany, Violeta Parra e Victor Jarra.

Do nosso lado só encontrei uma música cantada pelos Os Serranos. No Goer, nada há ainda do Joca Martins ou da Shana Muller, cantores que aprecio. Infelizmente meus conhecimentos sobre música gaúcha não são muitos. Por isso, talvez eu não tenha investigado alguns autores importantes. Mas parece que raros são os artistas brasileiros do Sul já presentes no repositório. Mas isso não chega a ser um grande problema. Se o blog-projeto for criado,os alunos poderiam fazer upload de músicas de seu interesse no Goer. Com essa providências poderiam ilustrar com música nacional, dentro do padrão escolhido, os posts onde isso fosse pertinente.

Talvez minha proposta não esteja muito clara. Mas resolvi divulgá-la de imediato para ver se alguém pode colaborar com mais idéias e sugestões. Vou, é claro, provocar a Marli. Ela certamente poderá delinear proposta muito melhor que a minha.

2 Respostas to “Webmúsica e educação: complemento 1”

  1. Marli Fiorentin Says:

    Caro professor Jarbas!
    Obrigada pelas palavras carinhosas. Sinto-me lisonjeada. Divulguei a idéia no blog, mas ainda vou pensar com calma algo mais concreto para ser aplicado. No momento estou pra lá de Bagdá. Não acho mais tempo pra nada. Quando conseguir botar em prática eu conto como foi. Foi um achado e tanto. Obrigada. Abraço!

  2. Wolney Says:

    Olá Jarbas, vi uma referência do seu Blog na Blogosfera da Marli e passei aqui para fazer uma visita. Gostei da sua proposta e do sugestivo nome do Blog.

    Quanto a esta sua idéia do blog coletivo temático, apesar de eu ser de Goiás e não conhecer muito as tradições do sul, achei muito interessante. Vá em frente.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: