Trabalho, Tecnologia e Atividade Docente

Hoje, num levantamento que faço regularmente para saber que coisas minhas andam pela Internet, encontrei a versão espanhola de um “pré-roteiro” que enviei a meus amigos do Instituto de Pedagogia Popular do Peru (IPP), antecipando o que pretendia falar no Seminário Internacional “Políticas de Formación Docente y Lucha contra la Pobreza”, realizado em Lima no ano de 2003. Não sei se ainda tenho o original em português.

No texto explicito algumas dimensões políticas do debate sobre usos das NTIC’s em educação. Destaco sobretudo as dimensões políticas de uma crítica muito comum à “resistência” dos mestres quanto ao uso de computadores para fins de aprendizagem. Pretendo retomar o assunto num escrito futuro. Mas se alguém quiser conhecer algumas de minhas posições sobre o assunto, o pré-roteiro enviado para meus amigos peruanos é uma referência útil. Ele pode ser visto em Trabajo,Tecnologia y Actividad Docente, tradução publicada na Web por um dos militantes do IPP.

3 Respostas to “Trabalho, Tecnologia e Atividade Docente”

  1. Fátima Campilho Says:

    Olá, Jarbas!
    Tenho lido suas postagens, mas sem tempo para comentários e, pior, para seguir os links.
    Deve estar bem orgulhoso com o filhote. Parabéns!
    Andei indicando dois sites de Filosofia para meu filho que não anda muito bem nesta disciplina. Kant dizia que “não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”. Não tive esta oportunidade no meu tempo escolar. Você poderia me indicar algum para quem não gosta de ler como o9 meu rebentinho que está no Ensino Médio?
    Abraços.

  2. jarbas Says:

    Oi Fátima,

    Difícil fazer a indicação que você solicita. Filosofia,como história, é “ciência do discurso escrito”. Há um único filósofo da conversa: Sócrates. Mas ele próprio acabou se perpetuando por meio do que se escreveu sobre sobre seu pensar. Assim, para que seu rebento ganhe gosto pela filosofia, será preciso antes ganhar gosto pela leitura.
    Há uma obra famosa que fez furor entre os adolescentes não faz muito tempo: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Não a li. Minhas filhas, sim. Tente tal obra.
    Abraço, Jarbas.

  3. Aline Nascimento(Licec. sexta. USJT) Says:

    Boa Noite!

    Professor Jarbás,

    Desculpe, mas eu esqueci de colocar o link da WebGincana. Sou a Aline Ambrozio(licenciatura de sexta-feira- USJT), fiz a gincana com a Rosilene. Nós fizemos sobre Literatura em especial Cecília Meireles. Nos perdoe por essa falha?
    Segue abaixo o link:

    http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=7039&id_pagina=1

    Profº,
    Quando vai sair a nossa média ?
    E onde vemos a nota?

    Obrigada!

    Boas Férias!

    Atenciosamente,

    Aline Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: