Inclusão Digital: Teste para Docentes

As novas ferramentas estão aí. Para o bem e para o mal, as novidades digitais vão entrando no cotidiano de todos nós. Impossível fugir delas. E como já disse Neil Postman:

As TIC’s já venceram a batalha, não adianta continuar a luta contra elas, cabe agora discutir os termos de rendição.

Hoje algumas profissões, a de bancário, por exemplo, são impensáveis sem computador. E como é que anda a coisa em educação? Muitos educadores ainda não assinaram os “termos de rendição”. Ainda combatem ou ignoram as novas mídias. Você sabe como anda neste campo? Para ajudá-lo a pensar sobre o caso, há um teste que pretende medir o avanço docentes em usos de recursos digitais. Você pode encontrar tal teste no blog da Marli. Faça o teste e registre o resultado num comentário para este post. Ah! Para entrar no citado post da Marli, basta clicar aqui.

Anúncios

3 Respostas to “Inclusão Digital: Teste para Docentes”

  1. Marli Says:

    Olá professor Jarbas!
    Obrigada pela visita e divulgação do post. Esse assunto parece batido para quem já há anos incorpora as TICS em sua prática educativa, mas por incrível que pareça, as coisas andam muito devagar em educação. Talvez não apenas pela dificuldade em aceitar o “novo” que já está é velho, mas porque para muitos, falta a curiosidade, o ânimo, a paixão. Falta a postura de professor pesquisador, autor. Bem, no teste eu completei os 10 pontos. E isso nem sempre tem sido vantagem. Muitas vezes “paguei o pato” pelo fato de ser uma professora digital.Mas tudo vale a pena, quando acreditamos estar no caminho certo. Gosto muito de seu blog e achei que o nome caiu como uma luva. Tomei a liberdade de utilizar um texto que você traduziu, como uma referência na minha monografia. Abraço!

  2. Maria Tereza Stancioli Says:

    Olá professor Jarbas,
    Com certeza as TIC’s já venceram a batalha, mas ainda tem muita gente lutando inutilmente contra elas. Tem até pesquisa mostrando que o computador é reponsável pelo mal rendimento escolar. E fico aqui pensando, será mesmo o computador responsável por isso? Logo um computador, uma máquina, um instrumento? A falhas não estariam nos processos, nas estratégias de pesquisa e aprendizado e na gerência de tudo isso?
    Um abraço!

  3. jarbas Says:

    Oi Maria Tereza,

    Bom te ver por aqui.Obrigado pela visita. Apareça mais vezes. Abraço, Jarbas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: