Redação Cooperativa

Para exemplificar minha afirmação de tecnologia é imaginação, e para melhor ambientar meus alunos no laboratório de informática, fiz recentemente um exercício de redação cooperativa. Tal exercício foi construído para mostrar que o Word pode ser um bom ambiente de aprendizagem. As linhas gerais da redação cooperativa são as seguintes:

  • O professor cria ou seleciona um inicio de texto – um ou dois parágrafos – que sugere diversos caminhos a serem trilhados na continuação do escrito.
  • Cada aluno, integrando uma bancada de cinco participantes, recebe cópia do citado texto e é desafiado a continuar a redação no ambiente Word.
  • Dez minutos depois de iniciada a redação, os alunos são convidados a trocar de lugar em sua bancada e continuar o texto no ponto em que ele estiver.
  • Outros dez minutos depois, os alunos são convidados a trocar de lugar de novo.
  • Mais rodadas de trocas são efetuadas a cada dez minutos até que os alunos passem por todas as máquinas.
  • Quando chegarem à última máquina, os alunos são convidados a terminar o texto.

O resultado final de tal exercício pode ser utilizado de diversas formas. Basta imaginação. Exemplos: a bancada pode eleger a melhor redação e trabalhar sobre ela para publicá-la; cada bancada pode ser convidada a eleger o melhor trabalho e lê-lo para que a classe toda aprecie o texto; cada bancada pode escolher o melhor texto a ser publicado num “livro” coletivo que a classe irá preparar. O exercício tem bons fundamentos. A troca constante de lugares faz emergir conflitos sócio-cognitivos que evidenciam uma constante negociação de significados. A produção coletiva numa bancada tem efeito de emulação que leva pessoas que não gostam muito de redigir a se engajarem na produção. A situação toda tem toques de humor; isso torna o escrever bastante prazeroso. Redação cooperativa pode ser utilizada, é óbvio, para aprender a redigir. Mas serve também para outras coisas. Para minha surpresa e contentamento, os alunos gostaram muito dessa minha versão de redação cooperativa. Alguns dos meus estudantes já utilizaram-na de imediato em seu trabalho docente. Outros me disseram que vão utilizá-la em breve. Legal! Há diversos pedidos para que eu compartilhe todos os textos que utilizei no exercício. Por isso, numa página ali do lado, com o título Redação Cooperativa e Histórias Infantis, publico o material que utilizei precedido de uma introdução explicativa. Peço a quem já experimentou a proposta ou pretende experimentá-la para deixar aqui comentários que possam enriquecer futuros trabalhos na linha da redação cooperativa.

Anúncios

8 Respostas to “Redação Cooperativa”

  1. Miriam Says:

    Oi Jarbas,
    Eu fiz atividades “nesse estilo” com alunos de 3ª e 4ª série no ano passado. Montei o rodízio de forma que os alunos terminassem na máquina onde haviam iniciado a atividade. Foi bem interessante e algumas poucas duplas ficaram muito bravas porque, segundo eles, os outros não tinham entendido nada do que eles queriam escrever e que nem tinham como terminar o texto… e isso rendeu um bom papo com a classe.
    Abço

  2. Marco Says:

    apliquei essa atividade em uma turma de quinta série, foi um pouco complicado pois no laboratório tenho 20 máquinas, e a turma era de 35 alunos, foi preciso fazer um rodizio muito maior, e infelizmente alguns alunos passaram pelos computadores mais vezes que outros.
    muitos alunos não entenderam a proposta, mesmo explicando diversas vezes, e ao escrever, simplesmente apagavam o que o amigo escreveu anteriormente, para começar algo novo. Estou com muita vontade de aplicar novamente esta atividade.
    É isso, até uma proxima.

    Marco Aurelio – http://www.educultirsao.blogspot.com lá, onde educação, cultura e diversão cambalhoteiam juntas!

  3. Luís Vila Says:

    Olá Prof. Jarbas,

    gostei da dica e como tenho um compromisso ético de formação tecnológica com os adultos (para ligar ao post anterior) vou programar uma actividade do mesmo género.

    Obgd & Cmpts

    LVila

  4. Juliana Lima (Lic. Sexta) Says:

    Oi, Professor…
    Infelizmente ainda não apliquei o exercício proposto, pois não trabalho na área educacional, entretanto, adorei o exercício que fizemos e gostaria que o senhor sempre mostrasse aos alunos da Licenciatura novas formas de estimular a aprendizagem.
    Já apliquei o gentegincana na empresa em que trabalho e fez o maior sucesso!!!
    Estou adorando as aulas!!!

    Até sexta!!!

  5. Natália Pereira Says:

    Boa Noite! Professor Jarbas
    Sei que não sou a única a aplicar essa proposta em sala de aula. Mas vejo que meus alunos tiveram certa dificuldade em digitar, porém, não atrapalhou o desenvolvimento da mesma.
    Posso aqui dizer que o envolvimento foi tanto que adaptamos uma passagem da história brasileira, para ser trabalhada. O sucesso foi tamanho que houve a necessidade de outras salas realizarem a mesma.

    Até a próxima!

  6. Ana Paula Says:

    Olá professor.
    Apliquei está atividade em cinco pessoas que já concluíram o ensino médio, porém por e-mail,gostei muito, como todos os participantes. A redação cooperativa é uma nova ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, mexendo com a criatividade dos alunos, imaginação e interação. Com certeza utilizarei assim que possível.

    Adorei!

  7. Analia Romanato Says:

    Oi, professor

    É interessante a idéia de Piaget sobre a importancia dos conflitos cognitivos para a construção do conhecimento. Devemos, dessa forma, superar os conflitos e “crescer” no conhecimento. Pois é através dele que haverá uma mudança de pensamento e posteriormente haverá também crescimento. Acredito que esta mudança,geralmente, não é rápida, pois se faz necessário uma ação reflexiva sobre a sua concepção e a concepção do outro. Pensar de uma outra forma e agregar ou modificar alguns valores que tínhamos como certo. E isso, com certeza, não é uma tarefa fácil…Abraço!

  8. Luís Vila Says:

    Olá prof. Jarbas!

    Pensei que já tinha feito esta comentário mas devo ter esquecido. Já realizei a actividade com os adultos e foi um sucesso. Descrevo os pormenores no mittendo ( http://mittendo.blogspot.com/ ).

    Abraço

    LVila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: