Música na escola

Recebi mensagem de minha amiga Beth Fadel indicando portal com informações sobre projeto de lei que tem por objetivo fazer com que música volte a ser conteúdo obrigatório na educação escolar. Este é um projeto que vale a pena apoiar e acompanhar. Educação sem música é educação incompleta. Acho que eu já disse isso em algum lugar, mas vale a pena repetir: “a música era, segundo o indispensável História da Educacão na Antiguidade, de Henri Marrou, o conteúdo fundamental da educação grega na era clássica”. Já é hora de recuperar tal proposta, pois a música nos torna mais humanos. Para ver o portal indicado pela Beth, basta clicar aqui.

Vai aqui um complemento sobre a importância da música em nossas vidas. O noticiário do Yahoo publica mais uma vez matéria sobre estudos científicos que mostram a importância da música, mais particularmente o canto, para nossa saúde. Veja a matéria em Quem Canta seus Males Espanta.

4 Respostas to “Música na escola”

  1. Elisa Kerr Says:

    Olá Jarbas,

    Minha mãe sempre me estimulou a cantar, estudei canto e música na escola e na universidade. Sempre cantei muito, até que descobri que é melhor ficar quieta, pois nem cantando em coral minha voz melhorou. Nunca me empenhei para que melhorasse, não era o que queria para mim. Mas concordo plenamente com o artigo, não é para reprimir deixe que cada um descubra por si mesmo suas competências.

  2. Juliana Lima (Lic. Sexta) Says:

    Oi, Prô!!!
    Achei que era conveniente deixar meu recado aqui, pois quero falar sobre música.
    Diante da sua campanha, eu fiquei pensando em como a música é importante e a maneira com a qual ela nos transmite informação, meio que automaticamente… A gente ouve e se gosta é batata: gravamos a letra inteira. Isto já foi comprovado em músicas feita em sala de aula para alunos aprenderem as capitais do país e entre outras coisas. Enfim, fiquei pensando em sua campanha e descobri uma música linda em homenagem aos professores, o título é: Anjos da Guarda – A intérprete: Leci Brandão. Ela é uma das minhas cantoras favoritas, por tudo o que ela representa para o samba e a cultura negra.
    Fiquei pensando: Quem sabe a gente não pode montar uma apresentação com interprétes de música no dia dos professores, em 15 de Outubro??? Poderíamos levar para a faculdade vários cantores e fazer uma apresentação musical bem legal… Eu toparia ajudar a “correr atrás” dos artistas que nos interessam… Eu queria te mandar a música em anexo, mas não dá, então, entre no google e procure as letras da Leci Brandão… Eu não tenho acesso ao youtube, mas deve ter alguma coisa lá pra você ouví-la… Enfim, creio que gostará!!!
    Podemos conversar sobre o assunto… Acho que música é tudo de bom e deve sim, ficar mais próxima da escola!!!

    Beijos e até mais tarde!!!

  3. Alcenira Pinheiro Says:

    quero deixar o meu incentivo quanto a música na escola,sou pedagoga trabalho em uma escola no estado de Rondônia,com ensino fundamental, e sempre nas comemorações das datas em destaque no calendário escolar procuro inserir músicas nas apresentações feitas por meus alunos e vejo o quanto a criatividade é despertada, pois junto com a turma construimos a letra da música e baseamos em melodias que são comuns no cotidiano escolar, a apresentação fica linda, descontraída e a aprendizagem torna-se significativa. Pensando no melhor desenvolvimento dos alunos, estou escrevendo um projeto para ser desenvolvido dentro da escola com a formação de um coral infantil. Peço sugestões para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade.

  4. Carlos Seabra Says:

    Jarbas, veja que legal este site cheio (mais ou menos oito mil) de músicas do começo do Século 20, todas livres de direitos (creative commons).

    Chama-se “Cylinder Preservation and Digitalization Project”: http://cylinders.library.ucsb.edu/

Deixe um comentário

