Para balançar o Boteco

balanca.jpgNa minha infância, as lojas lá da Franca ficavam fechadas um ou dois dias no início do ano. Eram dias de balanço. Tal lembrança me levou a pensar em fazer um balanço deste Boteco. Mas os dias foram passando e a preguiça de verão me fez deixar o balanço para um depois que sempre é amanhã. Agora não tem mais jeito, preciso começar o balanço antes que o estabelecimento complete um ano de vida.

A primeira pergunta é: o que balançar? Em termos contábeis, a resposta é fácil: ganhos e perdas. Em termos de avaliação de experiência educacional a coisa pode ser um pouco mais complicada. Mas no fundo, o que se procura em qualquer processo avaliativo é verificar ganhos e perdas. Os nomes podem ser outros. Porém, o que se deve considerar é muito parecido com os processos contábeis.

Começo o balanço com as seguintes considerações:

  • os ganhos foram bem maiores que as perdas.
  •  no processo de construir o Boteco, acompanhar os blogs feitos por meus alunos e estabelecer pontes com outros espaços da blogosfera aprendi muito sobre a natureza dos blogs e seus possíveis usos em termos de aprendizagem.
  • algumas alunas fizeram blogs de muita qualidade e entraram na blogsfera como gente grande.
  • em alguns casos, ao blogar, algumas alunas chegaram à conclusão de que a ferramenta não as seduz; provavelmente não blogarão num futuro próximo.
  • alguns blogs de alunos ficaram pelo meio do caminho, confirmando minha hipótese de que bloguecídios são ocorrência que se deve esperar em aventuras na blogosfera.
  • o único aluno do pedaço começou com grande força mas não conseguiu concretizar seus planos de conversas na blogosfera.
  • a experiência do Boteco ganhou algum reconhecimento externo; prova disso foram algumas menções em blogs de outras terras e duas solicitações de entrevistas para revistas educacionais.

Mal comecei o balanço, mas vou parar por aqui. Voltarei ao tema, indicando algumas direções para que meus alunos possam colaborar na avaliação da experiência. Vou também solicitar mais explicitamente a colaboração de amigos que por aqui andaram e muito nos ajudaram na aventura de 2007. E, é claro, se alguém já quiser palpitar sobre o balanço, o espaço de comentários está aí para isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: