Emoção de aprender

No You Tube, ao lado do vídeo De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler – objeto do post anterior, há um série chamadas para vídeos sobre educação de adultos e método Paulo Freire. Vi alguns desses vídeos. E o que mais me marcou nessa viagem foi ver gente falando sobre um aprender que emociona. Temos muito a aprender sobre o aprender com a gente simples que sonha em poder dominar a letra para ler placas de rua e escrever o nome da pessoa amada. Veja tudo isso no seguinte vídeo.

6 Respostas to “Emoção de aprender”

  1. raiosdevivencia Says:

    OLÁ PROFESSOR!!! FINALMENTE VOLTO A REAPARECER NO MUNDO DOS BLOGS…. SRSRS ANDAVA UM POUCO ESQUECIDA DE TAL MARAVILHA!!!!
    AO LER ESTE COMENTÁRIO PUDE ME RECORDAR DE UMA SITUAÇÃO MUITO INTERESSANTE QUE OCORREU COM MEU PAI…
    EM MEIO A UMA PREMIAÇÃO DE ANOS DE TRABALHO NO SESC… MEU PAI
    REENCONTROU UM FUNCIONÁRIO QUE ELE HAVIA CONTRATADO HÁ ALGUNS ANINHOSSSS ATRÁS…(RSRSR), ESTE SENHOR CHEGOU AO MEU PAI E DISSE: OLÁ ***, O SENHOR LEMBRA DE MIM???
    MEU PAI COMO PÉSSIMO FISIONOMISTA DISSE-LHE: DESCULPE-ME, MAS, NÃO ME RECORDO….
    O SENHOR VIROU-SE AO MEU PAI E DISSE: EU SOU AKELE “PIÃO” QUE O SENHOR CONTRATOU HÁ MTOS ANOS ATRÁS… O SENHOR ME ENSINOU A ASSINAR MEU NOME(QUE NEM ISTO EU SABIA)… E POR SUA CAUSA ESTOU AQUI ATÉ HJE… E APRENDI A LER E A ESCREVER!!!
    BOM, NEM TENHO O QUE COMENTAR, NÉ?!?! MEU PAI ME CONTOU EXTREMAMENTE EMOCIONADO COM TAL FATO…
    ESTA SEM DÚVIDA FOI UMA LIÇÃO DE VIDA AO MEU PAI… E FIQUEI MUITO ORGULHOSA EM SABER QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM O PODER DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE OUTRAS PESSOAS!!!
    BEIJOS…
    E VÊ SE PASSA NO NOSSO BLOG, OK?!?!
    ANA

  2. jarbas Says:

    Oi Ana,

    Bom lhe ver por aqui. Espero que você apareça de vez em quando. Linda a história do seu pai. Casos assim nos mostram que educação é muito mais importante que nossa discursseira pedagógica leva a crer. Educação pode ter importância vital para as pessoas. E às vezes o conteúdo não precisa ser nada grandioso. O básico, ler (bem) e escrever (com certo gosto e arte), basta para a grande maioria. Mas fica sempre a pergunta: esse básico está sendo atingido?
    Grande 2008 para você e família. Abração, Jarbas.

  3. raiosdevivencia Says:

    OLÁ PROFESSOR!!!
    MUITO OBRIGADA PELA SUA VISITA EM NOSSO BLOG!!! O SENHOR SEMPRE SERÁ BEM VINDO!!!
    COM TODA A CERTEZA MANTEREMOS NOSSO BLOG NO AR!!!
    APAREÇA SEMPRE QUE PUDER… PRETENDEMOS SEMPRE COLOCAR UMA NOVIDADE!!!!
    BEIJOS…
    ANA & ERIKA

  4. jarbas Says:

    Legal meninas,

    Conto com vocês no segundo ano de funcionamento deste Boteco. Estou pensando em algumas happy hours que talvez valham a pena. Não deixem de frequentar o estabelecimento, sobretudo em ocasiões festivas. Abraço grande, Jarbas

  5. Erika Says:

    Oi Professor,
    Vamos atingindo níveis de saberes e nos esquecemos de como começamos e do significado que a alfabetização tem.
    O trabalho que vivenciei com EJA me ajudou a ver como é fantástico a descoberta das primeiras palavras para os alunos.
    No ano de 2007 fiquei sabendo que ia trabalhar com uma sala que estava em nível de alfabetização e nunca esqueço da alegria de uma aluna que chegou na sala em uma segunda feira dizendo que pela primeira vez foi a feira e conseguiu ler o nome do alimento que estava comprando “beringela”.
    Quando a gente é criança e vê um cachorro, nos surpreendemos com ele, com o passar do tempo nos habituamos a ver o cachorro e a imagem que já temos passa a não surpreender mais. Com a alfabetização não é diferente, esquecemos da alegria e satisfação que a descoberta do mundo das letras nos traz. O livro: O mundo de Sofia aborda um pouco deste assunto de uma forma interessante.

    Talvez o que nos falta é o brilho deste primeiro olhar sobre o que é importante para as pessoas ainda que aquilo já não nos impressione mais.
    Professor Obrigada pela visita em nosso blog que como disse parece que vai ficar no ar!
    Gnd abraço e Feliz 2008!!!
    Erika

  6. Jarbas Says:

    Alô Erika,

    Nada de “parece”, moça. Vocês “devem” manter o blog no ar. Vamos lá! Abraço, Jarbas.

Deixe um comentário