WebQuests de Alunos (1)

Estou avaliando as WebQuests dos meus alunos da Licenciatura (curso de formação de professores). O balanço feito até agora mostra bons resultados. No geral, as produções são corretas, bem acabadas e com traços criativos.

Esta nova leva de WebQuests confirma minhas desconfianças quanto a dificuldades que os autores enfrentam para criar Tarefas e propor Processos. No caso das Tarefas a grande questão é a da invenção de desafios que dêem alma à WQ. É relativamente fácil criar uma Tarefa correta. É muito difícil criar uma Tarefa que tenha alma. Nas produções de meus alunos, assim como nas produções de outros autores, raras são as WebQuests que, sem qualquer dúvida, têm alma facilmente identificável. Nos Processos a razão das dificuldades é outra. Nessa parte de uma WQ é preciso propor um caminho de estudos, um andaime seguro que ajude os estudantes a elaborar seu próprio saber. No geral as WebQuests existentes, incluídas as de meus alunos, acusam certas falhas nos Processos. Acredito que isso se deva a dois fatores: falta de prática na redação de instruções bem estruturadas, ausência de preocupação nos meios educacionais com métodos de estudo.

É claro que limitações em trabalhos de meus alunos não são culpa exclusiva dos mesmos. Orientei a produção no semestre. E as falhas retratam também minha incapacidade para ajudar o pessoal da Licenciatura a superar certas falhas teoricamente previsíveis.

As WebQuests produzidas neste semestre foram alojadas em diferentes ambientes. Muitas delas foram construídas na versão brasileira do publicador PHPWebQuest. Outras, no publicador IntantWebQuest. E algumas, em páginas próprias. Listo aqui exemplos dessa última alternativa:

4 Respostas to “WebQuests de Alunos (1)”

  1. Dinheiro Internet - Blog de Dinheiro » Link Permanente para WebQuests de Alunos (1) Says:

    […] Este blog que estoy leyendo ultimamente escribio un post muy interesante, Aqui os pongo un extracto frikis!!:WebQuests de Alunos (1) Novembro 23, 2007 by jarbas Estou avaliando as WebQuests dos meus alunos da Licenciatura (curso de formação de professores). O balanço feito até agora mostra bons resultados. No geral, as produções são corretas, bem acabadas e com traços criativos. Esta nova leva de WebQuests confirma minhas desconfianças quanto a dificuldades que os autores enfrentam para criar Tarefas e propor Processos. No caso das Tarefas a grande questão é a da invenção de desafios que dêem alma à […]

  2. Blog de Jogos de PC! » Link Permanente para WebQuests de Alunos (1) Says:

    […] Alvitrando wrote an interesting post today!.Here’s a quick excerptWebQuests de Alunos (1) Novembro 23, 2007 by jarbas Estou avaliando as WebQuests dos meus alunos da Licenciatura (curso de formação de professores). O balanço feito até agora mostra bons resultados. No geral, as produções são corretas, bem acabadas e com traços criativos. Esta nova leva de WebQuests confirma minhas desconfianças quanto a dificuldades que os autores enfrentam para criar Tarefas e propor Processos. No caso das Tarefas a grande questão é a da invenção de desafios que dêem alma à […]

  3. Miriam Salles Says:

    Olá Jarbas!
    Repasso para vc uma brincadeira entre blogueiros: o meme da página 161:
    1. Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
    2. Abrir na página 161;
    3. Procurar a 5ª frase completa;
    4. Postar essa frase em seu blog;
    5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
    6. Repassar para outros 5 blogs.
    Um abraço

  4. Miriam Salles Says:

    Olá Jarbas!
    Sem dúvida, escolher a tarefa é a parte mais complicada ao se elaborar uma webquest. Nas WQ que elaborei, em parceria com os professores das diversas áreas de conhecimento, a tarefa era sempre o que gerava mais discussão entre nós… Na maioria delas não conseguíamos ir muito além das tarefas de recontar. Um dos empecilhos, e talvez o determinante, era o tempo que o professor dispunha para desenvolver o trabalho. Acho que não chegamos a criar uma tarefa com alma!
    Encontrei hoje uma série de artigos sobre WQ na Interactive Educational Multimedia. Provavelmente vc já conhece esse material, mas resolvi deixar o link que pode interessar para seus visitantes: http://greav.ub.edu/iem/index.php?journal=iem
    Um abraço
    Miriam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: