Conversas na blogosfera

Quem vê um blog pela primeira vez percebe que há mensagens (posts) que funcionam como convites para a conversa, e comentários (comments) que facilitam a interação entre autor e prováveis leitores. Concluir que essas duas ferramentas estruturam o ambiente conversacional dos blogs é mais ou menos natural. Mas as aparências enganam, posts e comments são apenas a face visível da conversação na blogosfera. Tempos atrás, ao abordar a matéria, Miriam, correspondente deste Boteco, revelou que alguns dos leitores de seu blog preferem conversar via e-mail. Quando isso acontece, quem vê o espaço da Miriam não tem acesso a certos diálogos que estão ocorrendo. E há mais. Há uma dimenssão da conversa que, por falta de outro termo, chamarei aqui de referência.

Vou exemplificar referência com o que aconteceu com  7. Blogs e educação: uma entrevista. Além de alguns comentários que podem ser vistos aqui no Boteco, esse post, que publiquei ali em Páginas, foi referenciado por gente que tem espaços importante no mundo dos blogs. A primeira referência apareceu no espaço mantido por minha amiga Miriam Salles. Posteriormente muitas referências apareceram em blogs da Espanha, num movimento talvez iniciado por Carlos Santos, blogueiro de Galícia, em seu imperdível Sekeirox, Não vou comentar todas as referências que consegui identificar na blogosfera espanhola. Vou apenas listá-las aqui para mostrar a extensão da “conversa” que acaba acontecendo via referência. Aqui estão as menções a 7. Blogs e educação: uma entrevista que consegui identificar na blogosfera ibérica:

  1. El vistazo
  2. Sekeirox
  3. Planeta Educativo
  4. Aulablog21

A referências repercutem na blogosfera. Leitores que jamais entrariam no Boteco aparecem por aqui por causa das referências registradas nos espaços que frequentam. Os autores que me referenciam estão dialogando comigo, embora frequentadores deste espaço não possam ver o papo que está rolando.

Espero ter mostrado que a conversa na blogosfera acontece de muitas maneiras e não fica reduzida á relação post/comentários. Há na verdade uma teia de relações que não se esgota nas ferramentas visíveis para quem visita um blog. Essa teia de relações abre possibilidades muito interessantes de conversação no ciberespaço. Essa é uma lição que a gente só aprende blogando.

5 Respostas to “Conversas na blogosfera”

  1. Elisa Kerr Says:

    Concordo,
    Tenho amigos que entram e divulgam o blog, sem escrever qualquer comentário. Sei que isso está acontecendo porque eles me falam pessoalmente e muitas vezes levam meu cartão de visitas para a pessoa que quer conhecer o blog.
    Tenho recebido visitas de pessoas de todo o Brasil e até de uma educadora portuguesa pedindo informações. Mas isso não aparece, porque passo a me comunicar por email.

  2. Miriam Salles Says:

    Obrigada Jarbas!
    Engraçado que justo quando estou pra fechar o meu “buteco”, e mudar de ramo, acontecer algo como esse post… e me faz esquecer a resolução anterior!
    Já estou pensando em como vou repercurtir essa conversa no meu blog…
    abço

  3. Boris Mir Says:

    Essa teia de relações abre possibilidades muito interessantes de conversação no ciberespaço: es verdad y es todo un placer, maestro.

    Sigo con mucho interés su blog y sus reflexiones sobre educación me resultan siempre estimulantes. Jamás he escrito un comentario en el blog porqué no puedo escribir en su lengua.
    Lo hago ahora, en español, para mandarle un caluroso saludo!

    Obrigado,

    Boris

  4. Miriam Salles » Sobre as conversas na blogosfera Says:

    […] Novelino Barato, que defende a idéia dos blogs como espaço de conversa, mostra nesse post, do Boteco Escola, que a conversa na blogosfera acontece de muitas maneiras e não fica […]

  5. Circulo Literario de Santa Bárbara Says:

    Boa tarde!!
    Muito interessante o blog!!
    Passe também no Blog do Círculo Literario Barbarense, ficaremos felizes com sua visita!!
    Entre lá, temos um convite para você!!
    Até!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: