Movimento na Rede

Este espaço procura articular experiências de usos de blogs em educação. Converso aqui sobretudo com meus alunos do 4° ano de pedagogia. Eles estão aprendendo a blogar fazendo blogs. Além disso acompanham o que rola aqui no Boteco Escola. Comentei com meus estudantes que os blogs nos colocam numa rede de relações. E, muitas vezes, não sabemos que relações irão desabrochar. Foi o que ocorreu com uma das postagens deste Boteco.

No final do mês de junho coloquei no ar a tradução das duas páginas finais de Left Back, obra de Diane Ravitch que faz uma análise preciosa da história da Escola Nova nos EUA. O texto, 6. A importância das escolas, foi mencionado por um importante blog de ciência editado em Portugal, o De Rerum Natura. A partir de tal menção, o Boteco Escola recebeu cerca de trezentas visitas de blogoleitores de Portugal, sobretudo no final de junho e nas duas primeiras semanas de julho. Além disso, a postagem e/ou o Boteco Escola foram referenciados por blogs lusitanos. Perdi a pista de alguns deles, mas via Tecnorati, sei que o texto de Diane Ravitch e o Boteco Escola aparecem nos seguintes espaços que merecem visita:

Todo esse movimento me colocou em contato com muita gente portuguesa que frequenta a blogosfera e tem preocupações parecidas com as minhas quanto aos desvios escolanovistas que reinam soberanos nos discursos e práticas pedagógicas. Ganhei novas referências na rede. Aprendi bastante. Passei a frequentar uns espaços muito interessantes de ciência, cultura e educação. Sem qualquer previsão, minha intuição de que o texto de Diane Ravitch é de muito interesse acabou abrindo ótimas janelas de diálogo com interlocutores no velho e querido Portugal. Exemplo muito concreto de como funciona a blogosfera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: