Blogs, cafés e conversação

Já registrei neste espaço a importância de cafés, bares e botecos como locais da esfera pública onde corre solta uma conversação livre, criativa, propícia a aprendizagens não reguladas.  Essas idéias não são novas, nem originais. Muita gente respeitável já falou e escreveu sobre isso. Para quem gosta de “fundamentos” sobre assuntos discutidos na academia, cito  uma passagem do livro História Social do Conhecimento, de Peter Burke, abordando a importância dos cafés na promoção de um saber inovador:

Os cafés desempenharam papel importante na vida intelectual italiana, francesa e britânica a partir do século XVII. Palestras sobre matemática eram oferecidas no Dougla’s e no Marine Coffe-House em Londres, enquanto o Child’s era para livreiros e escritores, o Will’s para o poeta John Dryden e seus amigos, os refugiados protestantes se reunindo no Rainbow. Em Paris, Procope, fundado em 1689, servia como ponto de encontro para Diderot e seus amigos. Os donos de cafés frequentemente exibiam jornais e revistas como modo de atrair clientes, encorajando assim a discussão de notícias e o surgimento do que é muitas vezes é chamado de “opinião pública” ou “esfera pública. Essas instituições facilitavam encontros entre idéias e indivíduos. (p. 50-51)

Para continuar fiel a meu intuito de mostrar que este Boteco procura manter uma tradição intelectual respeitável, ofereço aqui referência completa da obra citada:

BURKE, P. (2003).  Uma História Social do Conhecimento. De Gutenberg a Diderot. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro.

 

3 Respostas to “Blogs, cafés e conversação”

  1. Vicente Cândido Says:

    Caro Professor Jarbas,

    Obrigado pelo seu comentário e, saiba que você pode contar comigo sim para “apadrinhar” seus alunos, afinal, precisamos difundir essa importante ferramenta que, infelizmente ainda poucos professores conhecem e utilizam. Sabemos que o uso da tecnologia na educação e em sala de aula ainda é de uso limitado pelos professores, ora subestimando-a, ora superestimando-a; de minha parte e me espelhando no trabalho de pessoas como você, venho tentando colaborar para reverter esse quadro. Inclusive, tive a honra de desenvolver o primeiro curso de webquest no Sinpro-sp, o que me deu um retorno muito positivo em termos de aceitação e foi de encontro às necessidades dessa primeira turma que tive contato e no semestre que vem estaremos por lá novamente com novas turmas de blog e webquest. Nem preciso dizer que esse curso, do qual você também é o principal e ilustre representante, é inspirado nas wq´s desenvolvidas pelos seus alunos. Portanto, temos muito o que trocar, colaborar e nada melhor do que um “boteco” como o seu para fazermos isso!
    Já me considere colaborador do seu blog, ok?
    grande abraço
    vicente

  2. Elisa Kerr Says:

    Jarbas,
    Estou com uma dúvida. Como identifico de estou visitando um site ou um blog. Se os blogs são pessoais mas várias pessoas podem ser autores, como identifico? Essa revista Telos é um site, ok. mas se eu fizer uma visita rápida e não ver nada de comentário, só de olhar já se pode identificar se é ou não um blog?

  3. jarbas Says:

    Oi Elisa,

    Os blogs são caracterizados como páginas onde as mensagens aparecem ordenadamente no tempo, as mais recentes à frente, as demais, sempre em ordem temporal, acumuladas (de frente para trás) conforme o calendário. Outros tipos de páginas da Web não tem esse jogo de temporalidade, geralmente são publicações mais ou menos definitivas, com eventuais atualizações. Outra coisa, blogs abrem espaço para que os leitores entrem na roda por meio de comentários. Muitos blogs indicam permanentemente quem é ou são os autores. Geralmente isso aparece naquela coluninha que fica à direita ou à esquerda da área principal (a área onde aparecem os posts). Mas há blogs onde a referência ao autor ou autores não é transparente. É isso. Não está bem explicado, mas é o que consigo fazer com certa pressa neste final de domingo. Abraço, Jarbas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: