Blog, Café, Boteco

Há autores que definem os blogs como espaços públicos de conversação. E tais autores geralmente utilizam uma matriz teórica baseada no filósofo Jurgen Habermas. É bom explicar isso melhor.

Os blogs podem permitir novas formas de exercício democrático, pois são um espaço no qual as pessoas quase sempre conversam com liberdade em busca de consenso. Elmine Wijnia é uma dos autores que aborda os diários eletrônicos com tal visão. Em sua tese, Understanding Weblogs: a communicative perspective, Wijnia diz:

Blogs podem ser um modo de estabelecer consenso, de acordo com Ito (2004). Um filósofo muito importante de nossa era, Jurgen Habermas, descreve explicitamente como as pessoas podem construir tal consenso. Muitos pesquisadores conectaram a teoria de Habermas com aquilo que chamam de blogosfera, a rede de blogueiros (Thompson, 2003; Mortesen & Walker, 2002). Esses pesquisadores se perguntam se a blogosfera pode guardar alguma correspondência com aquilo que Habermas chama de esfera pública. A esfera pública, de acordo com o filósofo, é um domínio de vida social no qual a opinião pública pode ser formada.. Esse domínio é acessível para todas as pessoas. Parte da esfera pública é constituída por conversações que acontecem sempre que as pessoas se encontram e formam um público. (Thompson, 2003). Habermas compara essas conversações como os salões e cafés do século XIX. […] e distingue três aspectos com base nos salões e cafés que constituíam uma esfera pública: “não igualdade, mas total desconsideração por status; problematização de áreas que até então não eram questionadas; e visão do público como inlusivo, não excusivo”. (Mortesen & Walker, 2002)

Do mesmo modo que os cafés, os blogs se situam entre o público e o privado. São escritos por pessoas que expressam atitudes e opiniões. São, portanto, subjetivos. Ao mesmo tempo, são parte do domínio público, pois aparecem na internet abordando assuntos para uma parcela da população [um público]. Para sermos capazes de criar uma esfera pública por meio de blogs, é importante, de acordo com Habermas, que as pessoas queiram ouvir opiniões divergentes, especialmente quando tentamos alcançar concordância.

É interessante notar que, sabendo ou não da teoria de Habermas, muitos blogueiros deram a seu espaços o nome de cafés. No Brasil, por exemplo, há um blog bastante famoso que se chama Café Alexandrino. E um dos blogs dedicados a nossa área é o Café Educacional. Ao escolher tal nome, os autores tiveram certamente a intenção de mostrar que o espaço que criaram é um local para grandes papos, sem censura, acompanhados por coisas que tornam a convivência agradável. Além disso, querem mostrar que “o café é do povo”. Ou seja, é um local onde todos os participantes podem expressar livremente suas opiniões. Esse modo de ver os blogs é, sem dúvida, algo parecido com o sonho de Habermas.

Os blogs, portanto, não são simples páginas para registro de textos. São, muito mais, um local para grandes papos, sem barreiras de hierarquia social, sem compromissos com o relógio, com total liberdade de dizer “a sua palavra”, com aquele prazer de estar conversando com os amigos. Como observa Habermas. tais papos aconteciam nos famosos cafés parisienses do século XIX. Aqui para os nossos lados, aconteciam e talvez ainda aconteçam nos cafés uruguaios e argentinos. Conheci uma dessas casas de encontro de amigos para grandes papos, o Café Sorocabano de Montevidéu. Mas não há tal tradição no Brasil. Por isso, acho que devemos fazer uma adaptação. O grande espaço público brasileiro para conversas com muita liberdade e prazer chama-se boteco, uma invenção nacional com algumas tintas das tascas portuguesas. Por isso mudei o nome deste nosso blog. No começo, este espaço se chamava Experimentos Blogueiros (um nome acadêmico e meio pedante). Hoje, 10/03/2007, caiu a ficha. Aprendi que a palavra boteco expressa muito melhor o que se pretende aqui. Por isso, a partir desta data, nosso espaço de conversa passa a ser chamado de Boteco Escola. Espero que tal nome inspire as conversas e oriente rumos dos blogs que serão criados por meus alunos do 4°apgn na USJT.

Volto a citar o ótimo trabalho Understanding weblogs; a communicative perspective:

O weblog ou blog é uma página na qual o autor publica coisas com a intenção de começar uma conversa.

Para terminar este palpite orientativo sobre sentido geral dos blogs, falta apontar para duas teses que desenvolvem com profundidade as relações entre as idéias de Habermas e a possibilidade abrir espaços públicos de conversação na internet. Vamos lá. Uma jornalista portuguesa elaborou bela pesquisa sobre o tema. Quem quiser dar uma olhada deve ir até Blogs e a fragmentação do espaço público. A outra tese, trabalho de uma pesquisadora holandesa já citado aqui, é Understanding Weblogs: a communicative perspective.

Anúncios

8 Respostas to “Blog, Café, Boteco”

  1. diana Says:

    amei o blog,
    venho desenvolvendo pesquisa acerca de blogs educacionais há mais ou menos 1 ano e seis meses, minha monografia teve o seguinte tema: o uso do blog como ambiente virtual de aprendizagem e agora estou no mestrado em educaçao pela UFPE com o mesmo tema de pesquisa,
    engraçado nao ter achado o boteco escola antes,
    estava eu hoje busacando algo sobre habermas e achei vcs, coloco a disposiçao a minha monografia, ok?
    vamos conversar sobre blogs,
    bjs
    diana

  2. Estudos sobre blog e educação « Boteco Escola Says:

    […] Boteco Escola recebeu visita de uma pesquisadora chamada Diana. Vocês ´podem ver o comentário em Blog, Café, Boteco. A freguesa eventual (espero que se torne cativa…) do estabelecimento comunica que elaborou […]

  3. Olá amigos e amigas… « Tecnologias na educação Says:

    […] Segundo: Artigo do professor Jarbas (https://jarbas.wordpress.com/2007/03/10/blog-cafe-boteco) […]

  4. Rai Says:

    Sou mestrando da PUC-SP em,Ed. Matemática, já conhecia este espaço e estou neste momento com meus alunos do 7o.Ano, no laboratório de informática, para pesquisar sobre Blog, com a finalidade de ampliar nossa visão sobre o assunto, para darmos início ao nosso projeto que inclui blog. Acredito que o texto pode nos ajudar a usar melhor esse espaço.

  5. diana pessoa Says:

    …coincidentemente, ou não, estou eu aqui de novo, quase que exatamente, 01 ano depois…
    me perdoem vcs do boteco escola, é que a fase “negra” do mestrado passou, ufa!!! e agora, estou em pesquisa direta, uma pesquisa virtual, e certamente virei mais vezes por aqui, grande abraço a todos!!!

  6. telma Says:

    boteco escola, esse nome na busca em blogs educacionais atraiu-me a esta página. parabéns pela criatividade!

  7. Sandra Mári Says:

    Olá,

    grata supresa esse seu texto que elucida a ideia do blog. Sou professora e nas férias fiz um blog – na verdade alguns textos que li e gostaria de falar com pessoas sobre eles -. Pensei num arquivo que eventualmente eu pudesse ter como referência, para eventualmente numa conversa poder sugerir. E a justificativa do nome que você escolheu é altamente coerente com nossa configuração cultural.
    Legal sua socialização destas ideias.

  8. Blogs: estudos e análises « Boteco Escola Says:

    […] Blog, Café, Boteco […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: