Censura em material didático

Moralismos, crenças politicamente corretas, iluminações escolanovistas e outros movimentos menos votados provocam censura em materiais didáticos. Nem sempre é fácil notar situações de censura. Alguns livros didáticos são censurados na concepção. Como geralmente  conhecemos apenas a versão final das obras, censuras havidas durante o processo de produção acabam não nos sendo transparentes. Todo esse drama é descrito de modo magistral no livro The Police of Language, escrito por Dianne Ravictch.

Lembrei-me da obra de Ravitch ao ver uma declaração de @profphatima no Twitter. Fátima observa que é preciso utilizar textos literários como mediadores de leitura. Acontece que há um movimento que sugere mais leituras instrumentais (escritos não literários, de suposta utilidade) que leitura de textos de reconhecido valor literário.

Diane Ravitch, ao analisar casos de censura de textos selecionados para leituras na escola, aponta casos nos quais grandes obras da literatura foram censuradas para não “ofender” os alunos-leitores. Há gente que vê nisso uma forma de proteger nossas crianças. Bobagem! A suposta proteção acaba sendo apenas um ato de censura. Nada mais.

The Police of Language não está disponível em português. Para os interessados, ofereço indicação de uma resenha que fiz sobre o citado livro de Diane Ravitch. Para ver a resenha, basta clicar sobre o destaque  que vem abaixo.

About these ads

4 Respostas to “Censura em material didático”

  1. Fátima Campilho Says:

    Querido Jarbas,

    Antes de rever meu “pio”, creio que, mais uma vez, não fui clara. Ainda não li sua resenha. Estou dividindo meu lap com o filhote. O PC novo ainda não chegou. Eu quis dizer que um leitor literário é formado com um bom mediador de leitura. As bibliotecas escolares estão abarrotadas de bons livros e poucos leem, exceto quando há mediação. Este é o meu trabalho. Sempre indiquei o livro “Como um Romance” de Daniel Penac, Ed Rocco. Todo professor de literatura deveria ler. Transformou minha prática.
    Sobre leituras instrumentais leia também a entrevista de Norma Ferreira no Blog do Galeno:

    http://www.blogdogaleno.com.br/texto_ler.php?id=7162&secao=22

    Abraços,
    Fátima

  2. Fátima Campilho Says:

    Li sua resenha, Jarbas.
    Tal censura provoca alienação. Conforme sua análise, tudo vem acontecendo no Brasil há muito tempo. Não poderia ser diferente, brasileiro tem o péssimo hábito de seguir os americanos, povo extremamente reacionário. Imagine se eu ia escolher um lugar desses para fazer um mestrado em literatura! França seria o meu destino, com certeza.
    Abraços.

  3. Tweets that mention Censura em material didático « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Jarbas Barato, Fatima Campilho. Fatima Campilho said: RT @Novelino: @Profphatima A partir deste seu pio, escrevi um post no meu blog, lembrando censura de texto literário em educação: http://alturl.com/tdop [...]

  4. Alexandre Says:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber seu e-mail e telefone para poder mandar matérias de cunho educacional, para serem postadas em seus blogs.
    Obrigado desde já.
    Redação – Literal Link

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 121 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: