Morin: conhecimento pertinente

Edgar Morin fez uma fala interessante que apareceu num vídeo que divulguei aqui. Depois, contando com a colaboração de minha filha, Taís Barato, providenciei uma tradução da citada fala para o português. E, nas vezes anteriores, prometi que voltaria às observações do velho filósofo francês. Faço um pouco disso aqui.

No afã de cantar as maravilhas tecnológicas corremos o risco de esquecer o principal, gente. Gente que pensa. Gente que aprende. Gente que cria. Gente que inventa. Gente que sonha. Morin, ao comentar as novas tecnologias considera uma relação entre três elementos: informação, comunicação e conhecimento. No desenrolar da conversa, ele enfatiza que o elemento mais importante é o conhecimento. Sem ele informação e comunicação não têm sentido. Acontece que  admiráveis tecnologias de nosso tempo fazem maravilhas com o tratamento de informação. E quase sempre ficamos com a impressão que isto é suficiente. É claro que para os vendedores de máquinas e sistemas se regojizam com isso. Adoradores da informação, sem conhecimento pertinente, são ótimos consumidores.

Mas a gente precisa mudar o jogo. Afinal de contas, educadores devem ser, acima de tudo, especialistas em conhecimento. Esse é o nosso negócio. Comunicação e informação deveriam estar a serviço do conhecimento. E este não está armazenado em livros ou computadores. Ele é atividade de agentes humanos capazes de tornar a comunicação um modo de compartilhar saberes, e de dar sentido à informação.

Fiz aqui alguns destaques. Mas é melhor ver como o próprio Morin considera as coisas. Por isso, reproduzo  um trecho da referida fala de que tanto falo.

…aqui que se coloca um problema fundamental, que é aquele de um conhecimento pertinente, porque um conhecimento separado de um objeto, uma informação separada de seu contexto tem um sentido insuficiente. Uma informação isolada de sua relação natural com outras informações ou outros objetos leva a um conhecimento insuficiente. Então, é certo que é preciso militar também por um conhecimento pertinente. Ou seja, um conhecimento que saiba introduzir suas informações num contexto que é o seu, introduzi-las na globalidade e, cada vez mais, nós somos obrigados a introduzir tudo o que sabemos num sistema planetário, global. É um conhecimento que permite estabelecer relações. Então, quando dizemos hoje que estamos numa sociedade DO conhecimento, isso não é correto. Nós estamos numa sociedade de conhecimentos separados que nós devemos, talvez, religar. Então, a meu ver, existe como condição a um conhecimento pertinente – quer dizer, a uma boa transmissão de informações – a necessidade de uma pedagogia e de um ensino do conhecimento pertinente. A técnica, por si só, não resolve esse problema.

About these ads

6 Respostas to “Morin: conhecimento pertinente”

  1. Thiago Says:

    “Olá colegas,
    Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
    http://www.mc.unicamp.br
    Obrigado”

  2. margaretebarbosa Says:

    Olá, Jarbas!

    Há algum tempo, deixei um comentário com alguns questionamentos sobre a fala de Morin, e creio que consegui compreender melhor a partir desta postagem. Compreendi melhor que é o ser humano “ a medida de todas as coisas”, sempre!
    Um abraço!
    Margarete Barbosa

  3. nayara Says:

    sobre este conceito, me ajudou bastante no seminário(Conhecimento Pertinente).

  4. fmvd Says:

    é muito bom tirou as minhas duvidas

  5. daiana morais Says:

    muito bom mesmo…

  6. Ketly Mesquita Says:

    Excelente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 106 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: