Blog: um espaço sem tempo

mares-del-miedo.jpgQuando comecei este Boteco, li muitos textos que definem blogs como espaços de conversação. Hoje posso afirmar que tal espaço não tem limites, pode crescer, pode diminuir. Ao contrário dos botecos emparedados, botecos virtuais não precisam de mais terreno para crescer. Basta esticar a conversa para que o espaço virtual aumente. E se a conversa encolhe, encolhe também o espaço onde ela acontece. Essas constatações têm lá um certo sabor filosófico, pois guardam alguma relação com as cismas que incomodaram gente com Santo Agostinho, Kant e Bergson. Mas não se assustem, não tenho competência para mais avançar as considerações sobre espaço [e por tabela, tempo] e nosso compromisso aqui é sempre o de uma conversa de boteco, sem chateações acadêmicas ou excessos de papo cabeça.

Toda a viagem do primeiro parágrafo tem como origem numa ponte que fiz entre natureza dos blogs e um dos temas recorrentes do romance (novela) Los Mares del Miedo, de Antonio Gómez Rufo. O personagem central da novela, Don Fernando, discute vezes sem fim a questão do tempo com seu amigo Al-Razí. E essas discussões sempre terminam com a conclusão de que o tempo é uma ilusão. Existe apenas espaço. O que chamamos de tempo apenas são diferenças entre lugares no espaço. Por isso, a grande descoberta do atormentado e sábio Don Fernando é a de que não há a morte, pois não cessamos de existir, uma vez que não há tempo. Apenas mudamos de lugar no espaço.

Não alimentem grandes esperanças a partir da descoberta de Don Fernando. Mares del Miedo é pura e boa ficção [alguma editora brasileira poderia traduzir a novela aqui no Brasil ; é um livro fascinante]. O que me interessou na ponte que fiz foi examinar os blogs a partir da descoberta do personagem criado por Rufo. Algumas vezes, blogs são definidos como diários, uma modalidade de comunicação que acontece no tempo. Mas se eliminarmos o tempo, ficaremos com a noção de que blogs são construções espaciais. Nesse sentido, não existe ontem, hoje e amanhã nos blogs. Existe um espaço que pode sofrer alterações constantes. Isso é verdade, meu primeiro post aqui no Boteco é apenas um lugar que pode ser eliminado, piorado, melhorado, aumentado, expandido, arrebentado etc. O tempo não define os blogs.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 116 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: